Prefeitura oferece terrenos ociosos para população plantar orgânicos

Que a pandemia acentuou a taxa de desemprego no país não é novidade. A novidade aqui é o que a prefeitura de Jundiaíconsiderada a segunda cidade do Brasil com melhor qualidade de vida – resolveu fazer para ajudar a sua população nesse momento de recessão econômica.

Por meio da iniciativa Horta Urbana, a administração pública da cidade selecionou 15 terrenos que estavam ociosos no município e os está oferecendo à população para que possam cultivar frutas e hortaliças

As áreas para cultivo foram selecionadas com base em três critérios principais: topografia do terreno, taxa de insolação e proximidade de áreas onde vivem pessoas em situação de maior vulnerabilidade social – e que, portanto, precisam de mais ajuda.

Em paralelo, a prefeitura abriu inscrições para os jundiaienses que gostariam de plantar nos espaços cedidos. 56 pessoas se inscreveram, das quais 15 já foram selecionadas para participar da primeira fase da iniciativa.

Elas foram capacitadas, durante 3 dias, por especialistas que ensinaram de forma prática e teórica sobre o cultivo de orgânicosdesde o trato do solo até a colheita e comercialização do que é plantado.

Agora cada um dos alunos formados ficará responsável por cuidar de um dos terrenos cedidos – contando novamente com a ajuda de especialistas para definir as culturas que serão plantadas e para construir os canteiros de cultivo.

Se tudo correr como planejado nessa primeira fase, em outubro, a prefeitura promete capacitar mais uma turma para cultivar hortas urbanas em seus terrenos ociosos.