O que é Pegada de Carbono e como calcula-lá?

Por Jéssica Miwa

Conhecer na prática como calcular a Pegada de Carbono – metodologia que permite medir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) de um indivíduo, evento, organização, indústria ou produto – passa a ser crucial para entender qual será o impacto em um negócio.

Referências internacionais para o trabalho nesta área, a Greenhouse Gas Protocol e ISO 14064 são os caminhos iniciais para adentrar um setor que movimentará mais de 160 bilhões em todo o mundo a partir de 2030.

Nós conversamos com a diretora-executiva da APCER Brasil, empresa portuguesa líder na área de certificação, Alessandra Gaspar Costa. Ela nos explicou o que é a famosa “Pegada de Carbono” e como podemos calcula-lá.

“Usamos o Greenhouse Gas Protocol e a ISO 14064, medidas internacionais, para um cálculo assertivo e que crie uma base sólida para estabelecer estratégias que reduzam ou neutralizem emissões de GEE”, explicou a diretora.

Com o cálculo da Pegada de Carbono é possível traçar uma estratégia viável para redução e neutralização – como o uso de energias alternativas e plantio de árvores, por exemplo.

Cada tonelada de redução de emissão de GEE é convertida em um certificado para a empresa ou país, chamado Crédito de Carbono.

A ideia de comercialização internacional consiste em quando um país ou indústria não atingir as metas de redução de GEE, podem comprar esses créditos de quem os possui em abundância.