O que é Lixo Eletrônico?

Por Jéssica Miwa

Lixo eletrônico, ou Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos (REEE), é todo dispositivo eletro-eletrônico descartado – como pilhas, computadores, televisores, impressoras, telefones, caixas de som, baterias, fios, tablets, geladeiras, máquinas de lavar…

Deu para ter uma ideia, né? Com a evolução tecnológica, o ciclo de vida do eletrônico está cada vez mais curto e a quantidade de lixo eletrônico tem crescido exponencialmente.

Mercúrio, Chumbo e Berílio são algumas das substâncias tóxicas que compõem o lixo eletrônico e que, com o destino incorreto, pode contaminar o meio ambiente e causar sérios danos a saúde pública.

Por outro lado, o descarte correto coopera com a preservação de recursos naturais (como água e energia) e reduz a emissão de CO2 na atmosfera. Cada eletro-eletrônico tem um composição diferente e requer atenção especial.

Por isso, o descarte correto requer a desmontagem desse “lixo”, que separa os diferentes materiais, dando o destino adequado para cada que cada um seja reciclados e reinseridos na cadeia de produção.