O que é Gestão de Resíduos?

Por Jéssica Miwa

Quando falamos de gestão de resíduos urbanos, ou seja, o lixo gerado pelo consumidor (e não pela indústria), a taxa de reciclagem é de apenas 4 a 5%.

Black Section Separator

A porcentagem é calculada em cima do potencial de lixo recicláVEL, que não são reciclaDOS em sua grande maioria.

Black Section Separator

“Temos uma dificuldade muito grande em vários pontos da cadeia que faz com que esses materiais não cheguem à cooperativas de reciclagem”, explica Mariane Marcheti, gestora ambiental e gerente dos Programas Nacionais de Reciclagem no Brasil da Terracycle.

Black Section Separator

Por isso, a maior parte do lixo brasileiro acaba em aterros sanitários e lixões irregulares. É exatamente isso que precisamos reverter, através da Gestão de Resíduos.

Black Section Separator

Quanto mais reciclagem conseguimos praticar, menos lixo acaba no meio ambiente e, por consequência, conseguimos reduzir a poluição da natureza.

Black Section Separator

“O nosso papel como cidadão é reduzir a geração de resíduos através da redução do consumo”, completa Mariane.

Black Section Separator

O The Greenest Post conversou com Mariane Marchet, gestora ambiental da Terracycle, responsável por Operações – o coração da empresa – gerenciando os Programas Nacionais de Reciclagem no Brasil!

Black Section Separator

Mariane é formada em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), trabalha há 10 anos no mercado de sustentabilidade focado em gestão de resíduos sólidos.