O que é Biorremediação?

Por Jéssica Miwa

São diversos os tipos de resíduos que podem ser utilizados pela técnica de biorremediação para solos e corpos d’água contaminados: esterco de animais, resíduos de feira, lodos de tratamento e água e esgoto, resíduo orgânico doméstico… e a lista segue.

Nós temos algumas técnicas de biorremediação: tanto estimular os microorganismos que já estão no meio como adicionar microorganismos no ambiente contaminado”, explica Camila Guimarães,  especialista no assunto.

Foi assim que nasceu o projeto que utiliza esterco de aves poedeiras (destinadas à produção de ovos) na remediação de solos contaminados por hidrocarbonetos de petróleo em que Camila está trabalhando.

O manejo dos dejetos nestes setores é uma parte importante dentro do processo produtivo, podendo se transformar em um passivo ambiental do empreendimento, caso negligenciado.

Está sendo avaliada a aplicação do esterco no processo de biorremediação de solos contaminados – nele, os microrganismos são responsáveis por transformar os poluentes em compostos não tóxicos, por meio de processos biológicos de degradação.