No final de julho, a mini-usina hidrelétrica de Dave passou a gerar energia suficiente para abastecer 300 casas – beneficiando diretamente cerca de mil pessoas.
A ideia surgiu há 10 anos como uma proposta utópica, que foi tão bem desenvolvida que hoje gera até 300 quilowatts por meio do “Projeto Hidrelétrico Juniper Creek”.
Dave pagou os US$ 1,7 milhão da empreitada (mais de R$ 8 milhões) com recursos próprios, apesar das inúmeras tentativas de se conseguir verbas públicas para o projeto.
O hidrologista cuida pessoalmente do planejamento e da maior parte do trabalho físico, com a ajuda ocasional de familiares e amigos.
Recentemente, ele contratou um engenheiro civil para supervisionar a estrutura e outros profissionais para atestar a segurança do gerador de energia.
Um enorme cano de 18 polegadas coleta a água e a canaliza ao longo de 400 metros para a usina de Dave, que é totalmente gerida por computador e fornece eletricidade para linhas de força.
A nascente sob a encosta da montanha, próxima a Eagle River, também contribui com água, mantendo o projeto funcionando o ano todo, inclusive em períodos de estiagem.
No verão, segundo o hidrologista, a usina Juniper Creek pode fornecer energia para mais de 300 residências.