Índia planta 50 milhões de árvores em 24h para neutralizar emissões (e entra para o Guinness)

Um dos países mais populosos do mundo, a Índia, quer diminuir as emissões e melhorar a qualidade de vida da população.

 Já contamos aqui que a nação pretende ter apenas carros elétricos nas ruas até 2030.

Mas, não satisfeita, ela implementou várias iniciativas superbacanas de plantio de árvores: há uma aldeia,

por exemplo, que planta 111 árvores para cada menina que nasce no povoado e um indiano que plantou sozinho uma floresta do tamanho de 800 campos de futebol.

Bacana, não?

Agora mais uma ação entrou para a lista: voluntários do país inteiro se juntaram em um movimento nacional e, em 24 horas, mais de 49 milhões de árvores foram plantadas.

O esforço não é à toa: na Convenção do Clima de Paris, a Índia se comprometeu a investir mais de seis bilhões de dólares plantando árvores até 2030. 

O objetivo é neutralizar as emissões de, aproximadamente, 200 milhões de CO2 por ano.

O acontecimento ganhou certificado no Guinness Book, que reconheceu o recorde.

plantação aconteceu em mais de 6 mil localidades, ocupando um espaço de 81 hectares do território do país. O departamento federal responsável pela ação está planejando isso há muito tempo.

Foi o governo que providenciou 80 diferentes espécies de mudas nativas, cultivadas em 950 diferentes estufas espalhadas pelo país.

“O que precisamos fazer no momento é reduzir as emissões e tirar o máximo de CO2 da atmosfera”, conta Gustavo Silva-Chávez, responsável pela ONG Forest Trends.

“O reflorestamento é uma ferramenta importante contra o aquecimento global”, conclui.

Vários outros países têm adotado medidas para aumentar ainda mais a quantidade árvores do mundo. Na Indonésia, por exemplo, ninguém casa se uma árvore não for plantada.

No Butão, 108 mil árvores foram plantadas para comemorar o nascimento do príncipe.  Ainda bem! Afinal, a Índia sozinha não conseguirá “salvar o mundo”, certo?

Como representante brasileiro para a causa, temos o Alexandre Chut, que sozinho já plantou mais de dois milhões de árvores em 21 diferentes países.