Conheça plantas medicinais para não tomar remédio toda hora
Gripe? Cólica? Febre? Enxaqueca? Asma? Afta? Em vez de se jogar nos remédios a cada dorzinha no corpo, que tal tentar mandar o incômodo embora de uma forma mais natural?
Essa é a proposta da Self Service Pajé, iniciativa do coletivo Opavivará! que convida as pessoas a serem pajés de si mesmas, criando misturas de chás únicas.
Funciona assim: você faz uma autoanálise das necessidades do seu corpo e, em seguida, procura as plantas medicinais com propriedades naturais que podem ajudar a supri-las. Que tal experimentar?
Listamos, a seguir, os benefícios algumas plantas, de acordo com o Opavivará!. Veja quais delas podem trazer melhorias para a sua saúde e crie seu próprio remédio natural!
1. ABAJERU Combate gonorréia, leucorréia, diarréias crônicas e mioreumatismo (fibromialgia), além de ser antidiabético, hipoglicemiante e antirreumático. Prende o intestino.
2. AGONIADA Potente anti-inflamatório no trato genitourinário. Atua contra cólicas menstruais, menstruação difícil, menstruação irregular, inflamações do útero, corrimento vaginal, problemas decorrentes da menopausa, asma, prisão de ventre e febre.
3. ALECRIM Estimula a memória e o crescimento dos cabelos. Alivia tosse, asma e bronquite. Combate depressão, angústia, convulsões, coqueluche, enxaqueca, esgotamento físico e intelectual e insônia.
4. ALFAVACA Antigripal, diurético, vermífugo, repelente, bactericida e ativador do sistema imunológico. Combate doenças das vias respiratórias, bronquites, gripes e resfriados, indigestão, desinterias, afecções da uretra, aftas, alergias, dores de cabeça, dores de ouvido e inchaços.
5. ANGICO Usado para afecções pulmonares e contra tosse, catarro, bronquite, asma, pneumonia e tuberculose. Combate diarréia, disenteria e gases, além de gonorréia e leucorréia. Usado também no tratamento de escrófulas (inflamação nos gânglios linfáticos).
6. ANIS ESTRELADO Combate inflamações intestinais, tosse, catarro, bronquite e asma, cólicas estomacais, enjoo e vômitos. Regulador da menstruação.
7. ARNICA Estimulante e vaso dilatadora. Usada no tratamento de traumatismos, contusões, hematomas, inchaços e infecções locais. Combate dores no corpo e reumatismo.
8. AROEIRA Usado contra diarréia e gastrenterites e no tratamento de inflamações urinárias e genitais, infecções uterinas e hemorróidas. Útil no tratamento de infecções do aparelho respiratório, asma e bronquite.
9. ARRUDA Combate insuficiência menstrual e amenorréia e regulariza o ciclo menstrual. Usado contra afecções cutâneas, micose, sarna e piolhos. Combate também varizes, flebites e abcessos, dor de cabeça e dor de dentes.
10. ARTEMÍSIA Usado contra anemia, debilidade do estômago, gastrite, afecções gástricas, diarréia, enterite, hidropsia, epilepsia, convulsão, nevralgia e dor de cabeça. Aumenta as secreções das mucosas genitais e facilita o parto.
Mais Histórias