Multiple Blue Rings

Jessica Miwa

Casa modular sustentável já tirou 125 famílias da rua

Uma parceria entre as empresas BillionBricks e Architecture Brio está mostrando que é possível combater a crise global climática e de moradia – AO MESMO TEMPO!

Vencedores do prêmio Holcim para construção sustentável de 2021, as companhias desenvolveram a iniciativa PowerHYDE

O projeto-piloto abrigou 125 famílias de pessoas em situação de rua em moradias de qualidade, com alta escalabilidade, de baixo custo e, de quebra, carbono neutro.

Segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto, Prasoon Kumar e Robert Verrijt, as moradias são capazes de produzir até 25 vezes mais energia do que a família precisará em seu dia a dia.

A ideia é vender o excedente para ajudar a financiar a construção de mais casas similares. Assim, mais comunidades sustentáveis se espalharão pelo sudeste da Ásia, onde o projeto está sendo implementado, multiplicando energia limpa e reduzindo pobreza.

“BillionBricks são tipo legos, fáceis de modelar e que não precisam conectar com nenhum outro serviço”, explica a empresa, que se orgulha de poder expandir a tecnologia para locais remotos.

Além de produção de energia limpa, há coleta de água de chuva para utilização das famílias. É uma oportunidade incrível para reinventar a forma de morar no mundo, em moradias acessíveis e de baixo impacto ambiental.

As primeiras unidades foram construídas na Índia e 500 outras casas estão sendo construídas em Manila.