Arquitetos constroem casas com aluguéis populares para sem-teto

Sair da situação de rua é um desejo de muitos que hoje dormem em calçadas de cidades espalhadas por todo o mundo.

No entanto, o preconceito, o aumento constante do custo de vida e a falta de oportunidades de trabalho são alguns dos desafios que fazem com que muitos não consigam atingir esse objetivo.

Pois em Austin, nos Estados Unidos, desde 2017 uma iniciativa atua para mudar essa realidade. Trata-se da Community First! Village, uma comunidade que oferece casas com aluguéis populares para a população em situação de rua.

É possível trabalhar na marcenaria local, na oficina mecânica, na casa de fundição, na empresa de serviços de limpeza, na casa de arte, no cinema comunitário… Há uma série de opções!

Já são centenas de ex-moradores em situação de rua morando no local, que tem uma taxa altíssima de retenção: 80% das pessoas que vão morar lá não saem mais.

O sucesso é tanto que a Community First! Village já anunciou mais um projeto de expansão que vai garantir 1,4 mil novas casas na vila.

E o mais bacana é que tudo começou com a escuta ativa de Alan Graham, o fundador da comunidade. Semanalmente ele ia às ruas de Austin para oferecer comida às pessoas sem-teto da região.