A agência de empregos que só atende ex-detentos que querem voltar a trabalhar

Sabemos o quanto é difícil para as pessoas que foram presas e estão em liberdade novamente se inserir no mercado de trabalho.

Não é segredo para ninguém que o preconceito impede a reinserção de ex-detentos na sociedade.

Para mudar essa realidade, a norte-americana Margo Walsh criou a agência de empregos temporários MaineWorks.

A tem sede em Portland, nos EUA. Atualmente, ela atende cerca de 70 pessoas que cumpriram pena – a maioria também em recuperação de algum vício em drogas.

LUA CHEIA Época boa para… • Montar armadilhas para controle biológico; • Germinar sementes. Plantas que nascem nessa fase da Lua são mais resistentes à seca; • Colher frutos, como tomate, laranja, pimentão e abacaxi. Frutos colhidos nessa fase da lua retém mais nutrientes. Logo, são mais saborosos e duram mais.

LUA CRESCENTE Época boa para… • Colher ervas e folhas, como coentro, orégano, alface, rúcula e espinafre; • Plantar flores e espécies que possuem sementes pequenas, como beterraba, rabanete e cravo.

“A cadeia não é a reabilitação. Qualquer pessoa que está saindo pode ter uma recaída, principalmente se não encontrar oportunidades. Por isso, a MaineWorks é como um porto seguro desses ex-detentos”, desabafa Walsh.

A agência mantém contato com os conselheiros das prisões, que recomendam alguns nomes para as vagas de emprego. Os ex-detentos também podem se candidatar por conta própria.

As vagas são para as áreas de paisagismo e construção. Após seis meses de trabalho, os trabalhadores são contratados em definitivo.

A empresa também se preocupa com a sobriedade dos funcionários. A MaineWorks promove reuniões e encontros para os funcionários falarem sobre seus vícios e experiências.