Share This Article
O Sítio Pau d’Água, localizado na cidade de Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, desenvolve trabalhos de permacultura, agroecologia e bioconstrução. São 3 alqueires que abrigam duas nascentes preservadas e mais de 3 mil árvores reflorestadas nos últimos dois anos.
No feriado de 7 a 9 de setembro, esse espaço incrível será cenário da Oficina Vivendo A Roça, uma imersão em diversas vivências para aprender técnicas sustentáveis de plantio – como horta orgânica, agricultura natural e bombas de sementes –, manejo de ferramentas, montagem de Saf (Sistema Agroflorestal), identificação, coleta e preparo de Pancs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) e reconhecimento de alimentos funcionais – aqueles que são comida de verdade e fazem bem à saúde).
Para participar, não é preciso ter experiência no assunto e até crianças são bem-vindas. O valor da experiência, que inclui hospedagem em alojamento e alimentação vegetariana, é de R$ 550 por pessoa.
Para quem quiser estender a visita até domingo, 10 de setembro, haverá palestra do movimento Slow Food e um almoço em que o prato principal será a tradicional Piracaia, um peixe assado em folha de bananeira – receita indígena que deu origem ao nome da cidade paulista. O evento extra do dia 10 custa R$ 70, com hospedagem e almoço já inclusos.
Os interessados podem se inscrever pelo e-mail cursos@kaminaricomunicacao.com.br. Mais informações podem ser obtidas também pelo WhatsApp. Basta mandar mensagem para o número (11) 97130-3335.
O grande objetivo da vivência é apresentar aos alunos as diversas formas de produção familiar de alimentos que existem, privilegiando a questão da segurança alimentar e da preservação ambiental. “Ninguém é livre, muito menos saudável, se depender apenas dos produtos industrializados”, afirma o proprietário do sítio, Edilson Cazeloto, ex-professor de pós-graduação que largou a carreira acadêmica para morar na roça da maneira mais sustentável possível.
Interessou? Partiu passar o feriadão em Piracaia!