Share This Article
Composto por 16 casas, um vilarejo localizado na cidade de Neath, na Inglaterra, quer se tornar 100% independente da rede elétrica e produzir sua energia de forma autônoma. A ideia é que ela seja enxergada como uma usina de pequena escala autônoma e que o resultado de energia seja compartilhado entre os moradores.
O projeto pretende testar a possibilidade de substituir usinas geradoras de energia locais por condomínios high tech autossuficientes. O programa é uma parceria entre a companhia que constrói mini usinas, chamada Specific, e a PoblGroup, responsável pela habitação social.
A casa inteira, que pode ter de um a três quartos, foi pensada para maximizar a produção de energia por meio de painéis solares no telhado e coletores, que podem ser compartilhados entre o conjunto habitacional. Armazenamento também será de uso comum, e poderá abastecer carros elétricos também.
A ideia de PoblGroup é provar que casas eficientes e sustentáveis já são realidade e cabem no bolso da maioria da população (inglesa) – além de atender todas as demandas atuais. “Nós queremos promover casas confortáveis e agradáveis para se viver, que também gera sua própria energia, reduzindo drasticamente as despesas fixas com eletricidade”, explica Elfed Roberts, head de projetos da empresa.
Caso o piloto dê certo, mais 1.200 casas semelhantes serão construídas!
1 Comment
Rudi Berlet
Quando vejo essas notícias penso no Brasil. Aqui sobra energia solar e falta honestidade.