Share This Article
Desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu oficialmente a Ucrânia e deu início a uma nova guerra no mundo, cerca de 4,5 milhões de ucranianos já fugiram do país, segundo dados do Acnur, a Agência da ONU para Refugiados. Desses, muitos acabaram deixando para trás seus animais de estimação!
O fenômeno, infelizmente, é muito comum durante situações de conflito. Sem saber se animais serão aceitos nos lugares para onde estão indo buscar refúgio, muitos abandonam seus bichos de estimação.
Na Síria, por exemplo, onde a guerra já acontece há 11 anos, até hoje um grupo de voluntários atua resgatando animais que são deixados para trás por fugitivos do conflito.
Para evitar que a situação tome a mesma proporção na Ucrânia, desde março, o veterinário polonês Jakub Kotowicz, por meio de sua organização ADA Foundation, está promovendo comboios para resgatar bichos que foram abandonados por seus tutores nas regiões de guerra do país. Junto com um grupo de voluntários, ele cruza a fronteira em busca dos animais, sobretudo na cidade de Lviv, uma das que sofreu ataques por mísseis russos.
Os bichos encontrados recebem os primeiros cuidados de emergência, são estabilizados e então levados para o outro lado da fronteira, onde foi montado uma espécie de hospital de campanha para recebê-los. De lá, são encaminhados para abrigos locais parceiros onde ficam disponíveis para adoção responsável.
Segundo a equipe de Kotowicz, os animais que chegam em melhor condição estão estressados, desidratados, desnutridos e com hipotermia, devido às baixas temperaturas da região no momento. Ainda assim, a grande maioria consegue sobreviver. Entre os resgatados estão cães, gatos e até um cabrito. O time já foi, inclusive, solicitado para resgatar bichos que viviam no zoológico da cidade.
Um pinguinho de amor em meio às tantas atrocidades dessa guerra…
LEIA TAMBÉM:
O casal de veterinários ucranianos que está acolhendo animais que são deixados para trás por fugitivos da guerra