Share This Article
Se há algo insustentável atualmente nas grandes cidades é o trânsito. E quanto mais carros colocarmos na rua, pior ficará a situação. Apesar da solução da mobilidade urbana não estar no transporte individual motorizado – e sim no transporte público, como ônibus e metrô, no transporte individual limpo, como as bikes, e na caminhada –, não podemos negar que carros elétricos já ajudam a melhorar o problema. Pelo menos no que diz respeito à qualidade do ar local.
Na Califórnia, população e governo já entenderam isso: as vendas de carros elétricos subiram 91%, segundo o LA Times, enquanto híbridos alcançaram a marca de 54%. No total, foram 13.804 veículos movidos a energia elétrica e 10.466 híbridos vendidos no último ano.
Se comparado com o número total de carros vendidos na Califórnia, o número não faz nem cócegas, é verdade. Não representa nem 5% das vendas, mas se trata de um avanço a ser reconhecido. O aumento se deve às inovações que têm sido apresentadas pelo setor e que, inclusive, tornam o preço desse tipo de veículo mais acessível.
Políticas públicas também podem ajudar. Impostos menores ou leis contra outros tipos de veículos acabam aumentando a participação dos elétricos no mercado automotivo. Por exemplo, na Holanda, carros movidos a gasolina, álcool e diesel serão banidos até 2025.
Enquanto isso, no Brasil…
Foto: Yutaka Seki/Creative Commons
1 Comment
Nanda
melhor carro eletrico é o Toyota Prius