Share This Article
A Polícia Civil do Distrito Federal registrou aumento de cerca de 65% nos boletins de ocorrência referentes a maus-tratos contra animais entre os anos de 2019 e 2021. Ou seja: em dois anos, o número de crimes desse tipo mais do que dobrou na capital do Brasil – uma tendência que, infelizmente, é observada em muitas outras regiões do país.
Como resposta a esse crescimento, a Polícia Civil local está implementando a primeira delegacia de proteção animal do Brasil no Distrito Federal, que vai funcionar dentro do complexo do Departamento de Polícia Especializada.
Com previsão para começar a atuar já em janeiro de 2023, a delegacia contará com equipe de delegados, agentes e escrivães que receberão denúncias, atuarão em ações de combate e repressão e também liderarão atividades de conscientização, a fim de que a população tenha informação suficiente para detectar e denunciar casos de maus-tratos a animais domésticos e selvagens com agilidade.
Segundo a Polícia Civil, além de garantir uma atuação mais eficaz e assertiva no enfrentamento à violência contra animais, a medida ainda permitirá que a Delegacia do Meio Ambiente, que atualmente também assume esses tipos de caso, possa focar de forma mais estratégica na investigação de crimes ambientais, tais como o desmatamento ilegal.