Share This Article
Já ouviu falar no parvovírus felino? Também conhecido como praga de gato, há décadas o vírus devastou populações de gato mundo afora, matando pelo menos metade dos bichos infectados. A doença só foi exterminada entre os animais de estimação após o surgimento de uma vacina desenvolvida especialmente para o caso.
Eis que, anos e anos depois, o parvovírus felino está reaparecendo na Austrália. Abrigos de animais em Melbourne e Sydney relataram recentemente um surto de praga de gato em animais não-vacinados. Os pesquisadores suspeitam que gatos selvagens tenham espalhado o vírus entre os animais de estimação.
A doença ataca a medula óssea do felino, podendo causar diarreia sangrenta, vômitos, febre, letargia e até morte. O tratamento – que envolve medicamentos antibióticos e até transfusões de sangue – é caro, agressivo e não tem eficiência 100% garantida. Logo, vacinar os bichos de estimação é importante!
LEIA TAMBÉM:
Tragédia de Mariana pode ter relação direta com surto de febre amarela
Os gatos podem pegar o vírus por meio de contato fecal, contato de gato para gato e até mesmo pelos sapatos de um ser humano. Segundo especialistas, a melhor maneira de evitar a doença é mesmo por meio da vacina – que tem taxa de eficiência de 99%.
Na Austrália, ONGs sem fins lucrativos já estão atuando para ajudar a comunidade de baixa renda a vacinar seus animais de estimação e ainda para capturar e vacinar animais selvagens. Segundo especialistas, é importante que o maior número possível de gatos de estimação sejam vacinados mundo afora para evitar que a doença se torne novamente uma epidemia.
Tem gatinhos em casa? Vale uma conversa com o veterinário que os atende…
Foto: Alexas_Fotos/Pixabay