Share This Article
A usina hidrelétrica de Itaipu, compartilhada entre Brasil e Paraguai, é conhecida internacionalmente pela geração de energia limpa e renovável. Desde 2016, no entanto, Itaipu também produz energia solar.
A usina transformou parte do telhado do estacionamento de uma de suas sedes administrativas em uma microgeradora de energia elétrica, por meio da fixação de 78 painéis fotovoltaicos. A capacidade de geração, claro, é bem menor que a convencional, mas já mostra um esforço rumo à diversificação da matriz energética.
A capacidade instalada (20 kW) e o potencial energético (2.470 kWh por mês) são suficientes para, por exemplo, abastecer cinco casas de pequeno porte ou suprir 8% de todo o consumo do Centro Executivo, uma das sedes administrativas da empresa.
“Durante os horários de maior demanda estaremos consumindo toda a energia que os painéis estiverem gerando, complementando com a concessionária de energia. Nos períodos que tivermos baixa demanda de energia, podemos injetar essa energia gerada no sistema de distribuição da Copel, a distribuidora de energia do Paraná. Isso irá gerar créditos para abater na fatura”, explicou Alexandre Silva de Vargas, engenheiro eletricista da usina de Itaipu.
A economia é de R$ 1.700 por mês, com previsão de retorno do valor investido em apenas oito anos.