Por que todos deveriam tirar os sapatos antes de entrar em casa

Por que todos deveriam tirar os sapatos antes de entrar em casa
20 set 2016

Algumas pessoas têm o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa. Mas você já parou para pensar por quê? Qual é o verdadeiro motivo por trás disso? O hábito está ligado a questões culturais, como a crença de que fazendo isso elas deixam as “energias impuras” da rua, na rua. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito, pois demonstra que não querem “sujar” o lugar e que têm a humildade de despir os pés para pisar naquele chão, como se faz num local sagrado.

O costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa também é comum em regiões com muita neve ou barro para evitar de sujar o ambiente.

Mas o hábito é realmente necessário? Bem, trata-se de um gesto higiênico, acima de tudo. Você já parou para pensar em quantos germes e bactérias são trazidos diariamente da sola do sapato para dentro de casa? Lixo, dejetos de cão, entre outras sujeiras

Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA alerta para o fato de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contato com germes e bactérias, ou seja, praticamente todos chegam com os sapatos imundos em casa.

A bactéria mais comum que vem da rua para casa é a Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doenças respiratórias e até pneumonia!

Por isso, lembre-se: sempre que entrar em casa, tire os sapatos. É mesmo uma questão de saúde!

DICA 1
Para reduzir ainda mais os riscos de doenças, higienize a sola dos calçados regularmente com água e sabão.

DICA 2
Para reduzir em até 85% a quantidade de sujeira, coisas nojentas e bactérias no chão do lar, monte um cantinho na entrada da casa, usando caixotes, com a mesma função de um genkan (aquele espaço com degrau que serve para dividir a entrada principal da casa do restante do imóvel). Assim, você e os demais frequentadores da casa se lembrarão de deixar o sapato ali antes de entrar.

DICA 3 
Deixe sempre um produto de higiene para os pés próximo à área onde os sapatos ficam. Além de ser higiênico, caso algum amigo tenha problema com chulé, isso pode salvar o dia!

DICA 4
Se você exige que os visitantes tirem o sapato antes de entrar na sua casa, é educado deixar chinelos à disposição daqueles que não se sentem à vontade descalços. Se possível, opte por um modelo fechado, para não expor aqueles que estão com a meia furada ou sem fazer as unhas.



Eco Rede Social
Eco Rede Social

A Eco Rede Social tem como missão estimular, disseminar, compartilhar e realizar ações transformadoras que contribuam para o desenvolvimento pessoal e da sociedade na direção da ética, desenvolvimento humano e da sustentabilidade. Uma plataforma que converge artigos, atividades de financiamento coletivo, livros, cursos, palestras, consultoria e relações internacionais, promovendo as condições necessárias para que o maior número de pessoas com os mesmos objetivos, possam realizar seus projetos.

Observações

  1. MARIA JANDIRA Diz: setembro 22, 2016 at 7:24 pm

    Há muito tempo,desde sempre,temos o hábito de tirar os calçados antes de entrar em casa. Mas não podemos evitar aqueles que teimam em entrar com os calçados,acho que pensam que é falta de educação ter que tirá-los. Até meu neto,desde a tenra idade, tira. É engraçado vê-lo entrar em casa correndo e os chinelos sairem voando dos pés…

  2. MUITO EDUCATIVO

  3. sempre faço isso…deixo sempre o
    sapato na porta

  4. Há muito tempo faço isso , que para mim é um ritual de respeito ao meu lar! Não interessa se os que residem ctigo não o faça, … com certeza um dia o farão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *