Share This Article
Nós, do The Greenest Post, já sabemos para quem vamos torcer nestas Olimpíadas! O COI (Comitê Olímpico Internacional) definiu a participação de mais uma delegação no evento esportivo, que acontece em agosto no Rio de Janeiro. No entanto, não se trata de nenhum país. Ou melhor, trata-se de vários deles.
É a delegação Team Refugee Olympic Athletes (Time dos Atletas Olímpicos Refugiados, em português), que reunirá esportistas refugiados de todo o mundo. São atletas que tiveram que fugir de seus países de origem por motivos de guerra, perseguição política, religiosa e/ou étnica e têm em comum a vontade de reconstruir suas vidas por meio do esporte.
A delegação, que representará os mais de 20 milhões de refugiados que existem atualmente no mundo, será a penúltima a desfilar na cerimônia de abertura dos Jogos, carregando a bandeira olímpica, uma vez que seus integrantes estão despatriados. “Os atletas ficarão na Vila Olímpica e lá encontrarão um lar junto aos outros 11 mil atletas, das 206 delegações olímpicas, que participam do evento”, disse Thomas Bach, presidente do COI, na cerimônia oficial de anúncio. <3
O nome dos atletas que farão parte da delegação de refugiados ainda é um mistério. Segundo a organização do evento, 43 potenciais esportistas já foram identificados e estão passando por processo de triagem. Em junho, a delegação completa – que deve ser formada por até 10 atletas – será divulgada. Ansioso para saber quem serão os atletas escolhidos? Nós também!
LEIA TAMBÉM:
Site coloca refugiados em contato com pessoas dispostas a recebê-los em casa
Foto: Acnur/Emiliano Capozoli