Share This Article
Já pensou receber na porta de casa, de graça, um kit de energia limpa e eficiente? Pois acredite! Isso está prestes a acontecer no sul da Austrália. 50 mil residências, em breve, receberão gratuitamente painéis solares e pilhas Tesla recarregáveis. O motivo? Trata-se de uma parceria entre o governo e a companhia que visa transformar as casas em geradoras de energia conectadas à rede.
A ideia é que os lares sejam interligados, podendo compartilhar energia a partir de um sistema de rede inteligente. Segundo Jay Weatherill, primeiro-ministro da Austrália, a iniciativa tem potencial para se tornar a maior central solar virtual do mundo. E o mais bacana: todo o projeto será financiado pela própria venda do excedente energético produzido pelas casas.
LEIA TAMBÉM:
Tesla comercializa telhas que geram energia solar (e são mais baratas do que as telhas convencionais)
A iniciativa deve começar efetivamente em junho, em fase de testes, quando 100 casas de propriedade pública receberão o kit com painéis solares e pilhas recarregáveis. Se tudo correr bem, o projeto segue para sua segunda fase, que abrangerá mil residências, e na sequência será expandido para as 50 mil casas do sul da Austrália.
A região foi escolhida para receber a iniciativa por sofrer constantemente com problemas de corte de energia. O incidente mais recente ocorreu em fevereiro de 2017, quando uma onda de calor fez com que a demanda por eletricidade aumentasse de forma considerável, resultando em um blecaute na região. A expectativa, no entanto, é que nos próximos 4 anos o projeto consiga se expandir para outros locais do país, por meio de financiamento de contribuintes locais e de um fundo de tecnologia, cedido pelo Estado, no valor de aproximadamente US$ 25 milhões.
O investimento é grande, mas os benefícios do projeto prometem ser maiores ainda (não só para a Austrália, mas para o mundo)!
Foto: Divulgação/Tesla
1 Comment
Antônio waldeivison s bandeira
Bom dia
Gostaria de colocar tesla na minha casa e ser um representante tesla e expandir energias solares pelo mundo mais iniciando pelo Ceará que é o estado do sol no Brasil