Tesla faz sua estreia no mercado de inversores de energia solar

Tesla faz sua estreia no mercado de inversores de energia solar
18 jan 2021

Conhecida por seus carros elétricos, baterias e fábricas gigantes, a Tesla acaba de anunciar a chegada do seu primeiro modelo de inversor de energia solar fotovoltaica.

Em 2016, poucos meses antes de apresentar a elegante telha solar da empresa, seu controverso CEO Elon Musk revelava através de seu blog os planos do que chamou de integração energética.

O objetivo era entregar aos consumidores uma independência energética sustentável, por meio de tecnologias que lhes permitiram gerar energia limpa para alimentar suas casas e veículos.

Cinco anos depois, a empresa anuncia o lançamento do seu próprio modelo de inversor solar,  peça que faltava para completar esse seu leque de produtos verdes.

O inversor fotovoltaico é um dos equipamentos-chaves do kit de energia solar, responsável por adaptar a energia gerada pelo painel ao padrão utilizado pelos equipamentos eletrônicos.

A Tesla afirma que a eficiência do seu inversor é de 97,5%, o qual será disponibilizado em duas versões, uma de 3,8 kW e outra de 7,6 kW, que segundo ela ainda podem ser “empilhados”.

Ou seja, o consumidor poderá instalar e conectar entre si quantos deles forem necessários para atender à potência do seu painel solar.

Além disso, o inversor conta com rastreadores de ponto de potência máxima (MPPT) que permitem a conexão de um arranjo fotovoltaico com até quatro painéis solares separados, como no caso da instalação em diferentes quedas d’agua do telhado.

Visualmente, o aparelho segue o mesmo design das baterias da empresa, a Powerwall, com linhas retas e tom minimalista, sem botões aparentes.

O equipamento foi fabricado para integrar o conjunto de soluções da empresa, acabando com os relatos de incompatibilidade de suas telhas e baterias com inversores de outras fabricantes.

A data de lançamento e o preço não foram divulgados pela Tesla, mas o inversor solar já está disponível em pré-encomenda no site da empresa.



Ruy Fontes
Ruy Fontes

Formado em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá, apaixonado por tecnologias e sustentabilidade, atua como gestor de conteúdo na agência #movidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram