Share This Article
A surfista brasileira Maya Gabeira, nascida no Rio de Janeiro, passa a integrar a lista de Embaixadores da Boa Vontade da Unesco, com foco na restauração dos mares. A nomeação foi um dos destaques da edição 2022 da Conferência dos Oceanos da ONU, que aconteceu na cidade de Lisboa, em Portugal.
Durante o anúncio, a Unesco apresentou Maya como “uma das surfistas mais influentes de todos os tempos por sua paixão e compromisso na proteção dos oceanos“, convidando-a a ser uma parceira da organização na causa.
A agência da ONU ainda evidenciou algumas conquistas da brasileira, como o recorde mundial de 2020 ao surfar uma onda com 22,4 metros e a conquista do Prêmio Espy, considerado o Oscar do Esporte, além de ter sido sete vezes campeã da Liga Mundial do Surf.
Entre outras metas, a Conferência dos Oceanos de 2022 da ONU visa implementar programa global de prevenção a tsunamis, batizado de “Prontas para Tsunami”, que até 2030 quer capacitar 100% das comunidades costeiras do mundo para detecção rápida desse tipo de ameaça, a fim de evitar ou, pelo menos, minimizar seus impactos negativos. Cerca de 40 comunidades-piloto das regiões do Caribe, Pacífico e Oceano Índico já foram capacitadas.
Com informações de ONU News