Supermercado social oferece (de graça!) a quem não tem alimentos e itens de higiene que seriam descartados

03 maio 2017
Pães, frutas, legumes, verduras, bebidas, alimentos congelados, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal… Tudo de graça para quem precisa nas prateleiras do OzHarvest Market, supermercado social inaugurado em Sidney, na Austrália.
O local recebe produtos que seriam descartados por outros supermercados e restaurantes por terem data de validade próxima, serem recém-vencidos (mas ainda em bom estado!) ou estarem maduros demais – no caso de frutas, verduras e legumes.
Cidadãos que tenham excedentes em casa que, em breve, iriam para o lixo também podem doar. Os funcionários fazem, semanalmente, a triagem do que recebem e só colocam nas prateleiras os artigos que ainda podem ser consumidos.
O lema por lá é: “Deixe o que não precisa mais; Leve apenas o que necessitar!“. E assim, na base da solidariedade, itens que teriam a lata do lixo como destino final acabam ajudam àqueles que precisam.
A ideia foi criada pela ONG OzHarvest, que atua para combater o desperdício de alimentos e, até o momento, está sendo muito bem aceita pela população. Já pensou vários desses supermercados sociais espalhados pelo Brasil?
Foto: Divulgação
Você também pode gostar...
Chega de fome e desperdício! O supermercado gratuito que reúne alimentos (bons!) que seriam jogados no lixo por outros estabelecimentos Posted in Inspiração
Mercadinho em Pernambuco tem prateleira com alimentos grátis para aqueles que têm fome Posted in Inspiração
Na Itália, restaurantes que doam comida aos sem-teto terão redução de imposto Posted in Mundo
No RJ, food truck prepara refeições para sem-teto com alimentos (bons!) que iriam para o lixo Posted in Lixo

Débora Spitzcovsky
Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local
Faça isso no Brasil e seja processado.
País desenvolvido tem outra mentalidade…