Share This Article
Quando falamos em comer insetos, muitos torcem o nariz. Mas não na Suécia! Por lá, produtos feitos à base desses animais vêm se tornando um sucesso de vendas desde o segundo semestre de 2017.
Entre os artigos mais populares estão carnes feitas com farinha de verme moído. Itens como este têm atraído tanto a atenção dos consumidores na Suíça que a indústria está investindo no desenvolvimentos de novos petiscos de insetos, ricos em proteínas. Uma das novidades, por exemplo, é uma barrinha energética feita com grilos crocantes, passas e tâmaras. Uma combinação um tanto quanto exótica, não?
LEIA TAMBÉM:
Gastronomia sem crueldade! Suíça proíbe jogar lagostas e camarões vivos em panelas de água fervente
Segundo os produtores, todos os insetos utilizados na fabricação dos alimentos são cultivados em criadouros higienizados que ficam localizados na Suíça, Áustria e Bélgica e são moídos e transformados em farinha. O pó, que é rico em proteína, é misturado a uma massa preparada com outros ingredientes e moldada no formato de hambúrgueres e almôndegas.
De acordo com uma das fabricantes desses produtos à base de insetos, a Essento, os alimentos são gostosos, saudáveis, nutritivos e sustentáveis. Já o supermercado Coop, que comercializa os itens, está bem satisfeito com as vendas. Segundo eles, a publicidade que esses produtos (um tanto quanto inusitados) geram está sendo ótima para os negócios.
Eis aí um mundo cheio de novas possibilidades para os amantes da gastronomia. Quem aí se arrisca a explorá-lo?
Foto: Divulgação/Essento