Share This Article
Superlotação? Rebeliões? Violência carcerária? Estas podem ser as manchetes que colocam o sistema prisional brasileiro nas capas dos jornais. Na Suécia, a coisa é bem diferente! Por lá, a notícia é outra: quatro presídios e um centro de detenção preventiva do país foram desativados por falta de prisioneiros.
Desde novembro de 2013, as cidades de Åby, Håja, Båtshagen e Kristianstad não possuem mais cadeias, simplesmente, porque não é necessário. Desde 2004, a população carcerária da Suécia cai 1% ao ano. Entre 2011 e 2012, a queda foi ainda maior, de 6%. No país europeu, apenas 1 em cada 1.956 cidadãos está preso. A proporção por aqui? 1 em cada 361!
Quer uma ajuda, Brasil? Aí vai a dica: segundo o governo, entre outras medidas adotadas pela Suécia para diminuir a população carcerária, estão forte investimento na reabilitação dos presos, penas mais brandas para delitos que envolvam drogas e aplicação de penas alternativas para alguns tipos de crime, como pequenos furtos. Anotou?
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
43 Comments
Tomaz Sussekind
Só discordo do argumento que diz que lá na Suécia é assim por causa do investimento na reabilitação e em penas mais brandas … Creio que é muito mais por mérito do investimento na educação, saúde, economia para gerar emprego, em um país onde culturalmente é bacana ser decente e exercer a cidadania em vez da malandragem. A baixíssima criminalidade é um reflexo disso.
Yone
Nossa, falou tudo! Comentário inteligentíssimo!
Marcos LA
Calma né parceiro, em 2004 a Suécia já tinha uma boa cultura além de ótimos investimentos em educação, saúde e uma boa economia, mas foi só depois dessa reforma penal que aconteceu essa diminuição brusca na criminalidade, não tem como tirar o mérito dessas medidas.
O nosso problema cultural não acaba no “jeitinho brasileiro”, principalmente nessa questão, nós ainda estamos presos no conceito que cadeia é pra punir invés de reabilitar, ficamos felizes quando aumentam as penas mas não reclamamos da reincidência que está alta demais.É uma cultura de andar na contramão, vemos Japão dizimar o crime organizado segregando criminosos por “níveis” e garantindo a sua segurança de seus presos, assim diminuindo o raio e a motivação do recrutamento da “mafia” e o que a gente quer fazer aqui? Queremos tirar pessoas de reformatórios, que ainda não são controlados pelo crime organizado, para jogar nas cadeias, que são, com a diminuição da maioridade penal. Vemos o modelo penal escandinavo(o mais “humano” do mundo) e a politica de drogas de Portugal, ambas baseadas na reabilitação invés da punição e apresentando ótimos resultados, a gente quer seguir esses exemplos?Não, queremos uma cadeia mais medieval do que é e que as leis sejam ainda mais pesadas.
Basicamente ficamos tentando tirar de leite de pedra e quando não funciona, achamos que se apertar mais forte vai mudar alguma coisas.
DEGASEANO
Reformatórios não são controlados por facções? Você não conhece o DEGASE e não conhece as leis do tráfico.
Nelson
Claro. No Brasil, para acabar com o tráfico, seria só acabar com o Denarc.
Alessandro
meu amigo são culturas distintas. No Brasil se o réu tiver algum auxílio ele aproveita esse auxílio para praticar novos crimes… o governo tem que implantar pena de morte e perpétua, pois a maioria dos marginais só obedecem o que temem
Tião Ferreira
Concordo com o Tomaz, essa de que colocar penas brandas para traficantes é uma balela total, o sucesso dos países da Escandinávia se deve a um GIGANTESCO esforço daqueles países para fortalecer ainda mais a educação de seus cidadãos desde a mais tenra infância. São países nos quais todos aqueles que trabalham têm salários dignos, todos têm condições de adquirir um veículo e uma moradia, não é essa lavação que vemos no BANANIL. Vai, coloca pena mais branda pra traficante, pra ver a budega se lascar de uma vez, vai! O único caminho é esse, é seguir as palavras de PLATÃO = EDUCAR O MENINO, PARA NÃO SER NECESSÁRIO CASTIGAR O HOMEM. Cadeia é pra punir, não pra “ressocializar”. Quem infringe a lei tem de ser punido, tem de ressarcir a parte ofendida de alguma forma, temos de acabar com essa história de que o cara errou porque “foi uma fraqueza”, cometer delitos por acaso é FORTIFICANTE agora? Pois sim! Cadeia nesses malas, e se for o caso, fecha um pacote e manda pro tal WIDODO lá da Indonésia.
Haroldo Lopes
Ta certo Tiao, tem q educar inclusive para as pessoas nao aprenderem errado. Platao nunca disse o q voce escreveu. Foi um outro grego, alias, matematico, nao filosofo, mas nao vou te falar para voce pesquisar. Faltou fortalecer a educacao, onde voce estudou.
Rodrigo
Esse aí não entendeu nada…
VFREERDR
TIO PITA
Jose
Concordo colega. Sem investimentos em educação não seria fácil (e arriscaria dizer que não seria possível) resolver a superlotação dos presídios. Os países são culturalmente bem distintos, outras medidas obviamente seriam necessárias, mas resolver a questão da educação é um passo imprescidível para o problema aqui no Brasil.
Serena
“Só discordo do argumento que diz que lá na Suécia é assim por causa do investimento na reabilitação e em penas mais brandas… Creio que é muito mais por mérito do investimento na educação, saúde, economia para gerar emprego, em um país onde culturalmente é bacana ser decente e exercer a cidadania em vez da malandragem. A baixíssima criminalidade é um reflexo disso.” EXCELENTE COMENTÁRIO!!! FALOU e DISSE!!! Concordo plenamente contigo!
Antonio
Tomas, vc não entendeu, os crimes vem caindo, porque lá trás é claro que foi investido em Educação, também tem que entender que lá é País velho, com erros e acerto um dia tem que progredir. Aqui no Brasil já tem coisas melhores que na Suíça.
antonio
sem poder comparar com um BRASIL QUE JÁ COMEÇOU ,ERRADO SENDO DESCOBERTO , POR UMA CORJA DE LADR~~~~~~~~~~~~OES EUROPEUS, E PIOR COLONIZADO POR ÁREAS QUE NINGUÉM QUERIA EM SEU TERRITÓRIOS!
NO COMPARES!JAJAJAJAJAJAJA
antonio
Acho que delitos são delitos, e , crime é crime não concordo que quem vende a quem quer comprar possa ser chamado de criminoso ! pois uma coisa é, Criminoso p\ mim é quem mata rouba violenta ..e, não respeita os direitos Humanos alheios! más, quem vende oque alguém quer comprar, mesmo que ilícito ! é apenas um infrator das normas, e deve sim responder por isso! más.. presídios ,devem ser p\ bandidos. criminosos .no real sentido do termo!
Mondini Camisetas
Concordo plenamente. Mas parece que o Brasil está indo de mal a pior. As mais altas taxas de impostos são cobradas no Brasil onde esse dinheiro é investido dentro do bolso e das malas desses políticos desonrosos. Poderia reabrir um dos presídios fechados na Suécia para prender os políticos corruptos. –‘
Luiz Fernando
Perfeito , concordo plenamente
Ton
De acordo , isso não temos aqui , eu moro em bairro e ouvi conversas de meninos e adolescentes , que se empolgam com conversas de crime e prisões de amigos , infelizmente faz parte da realidade…
Estephany Mesquita
Concordo Tomaz!!
Matheus Guimarães Góes
Como é fácil em um pais inteligente e organizado com bons políticos….que vergonha para o Brasil, uma miséria em todos os sentidos….taí o exemplo, que os policiais e parlamentares leiam!!!
Tião Ferreira
Isso NÃO É culpa dos policiais. Vem de cima. Vem do político eleito por nós, e no fim, vem de NÓS MESMOS.
Porque em algum momento de sua vida você e eu votamos em algum salafrário que desmereceu nossa confiança e o resultado é o caos instalado hoje.
Antonio
Tião, os generais tem que matar todos políticos ladrão, eu não tenho escolha, sou obrigado votar em branco que não é a soluçao, tenho que votar nos caras que estão lá. As guerras, as matanças é um mal necessário, não tem alimentação para todos e agora irá faltar água.
Ricardo Augusto Alves Ferreira
Suécia & Brasil. Comparações culturais à parte, o que deve ser considerado por todos os Estados de Direito e, em particular o Brasil, é a responsabilidade, determinação e eficiência com que se trata a questão pública – tendo a Segurança como exemplo. Cabe relevar a História e a religião predominante na Suécia (protestantismo luterano): um dos melhores países para se viver no rol de mais de 200. Se um país consegue RESOLVER seus problemas, todos os demais também “podem” – dependerá das prioridades de seu povo, politicos, administradores públicos. – Vale a pena dar uma lida: http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A9cia
Joao
Discordo de todos vcs. Está arraigado na cultura,vem de berço.
Altair Silva
Fundamentalmente, todos os comentários estão corretos, é muito importante esse debate, e é com várias opiniões inteligente aqui citadas, onde tantas variáveis são polêmicas e assim inicia o debate com tantas propostas para um tema tão precioso no âmbito nacional. Certamente neste conjunto de opiniões partirá as ações corretas a ser aplicadas neste cenário triste, a relação entre Suécia e Brasil só servirá para mostrar que ainda resta alternativas para resolver esse problema e que seja breve.
junior
Isso na Suécia, o problema do Brasil é bem maior… Distribuição de renda, Estado corrompido, e o principal a consciência da sociedade, essa medidas no Brasil seriam ineficazes, por exemplo o menor que é reincidente que não rouba, que levou apenas o susto de ser pego, ele volta a roubar até morrer… Muita coisa precisa ser mudada… Controle de natalidade… Mas infelizmente o capitalismo selvagem promove isso, muitos e muitos na miséria para poucos estarem no luxo.
rogeri almeida
só existe tráfico porque existe proibição! legaliza que enfraquece o mesmo! la na suécia por exemplo ao inves de perseguir traficantes eles tratam o viciado! endurecer as penas não me parece a saída! até pq as penas só são rígidas p quem é + vulnerável socialmente! rico dificilmente sofre o peso da lei por aqui!
Enoque
Tive a oportunidade de trabalhar de perto com cumpridores de pena alternativa aqui no Brasil. Tal medida é muito boa mesmo, porém a grande maioria dos réus que são destinados a cumprirem uma pena alternativa não quer cumprir. O que concluí diante disso foi que o sistema prisional brasileiro está tão mal acostumado com regalias que, mesmo sendo precário, seus detentos ou condenados preferem ficar neles a trabalhar para garantir a liberdade. Eles já sabem que o governo os sustenta. Seria muito bom se o nosso país mudasse a forma como é tratado os presos. Não os maltratando mas, colocando-os para trabalhar, fazendo-os serem úteis para a sociedade como: pavimentando e manutenindo nossas rodovias, plantando e cultivando alimentos para escolas, asilos, creches e até mesmo presídios.
Marco
Epá, nós aqui em Portugal mandamos para lá os nossos políticos!!!
Darlene
Tabom de mandar um brasileiros,porque aqui as cadeias estão lotadas..
Xinca
Ao invés de fechar os presídios, pede p/ Brasil exportar alguns presos pra lá.
CLAUDENBERGUE ROCHA
Concordo plenamente com a reforma do codigo penal,pois com as penas mais brandas a malandragem pensará duas vezes em cometer qualquer tipos de crime.
Timoteo
Pois é. Só que o que vocês não falam é que toda a população da Suécia é menor do que a da cidade de São Paulo. E a da Holanda é a mesma da região metropolitana de São Paulo.
Que o PIB per capita da Suécia é de US$ 57,000 e o PIB per capita da Holanda é de US$ 52,000. Enquanto o PIB per capita do Brasil é de cerca de US$ 10,000. E mais ainda a Holanda tem 41.000 Km2. É menor do que alguns municípios do Brasil. Dá para atravessar à pé. Como comparar realidades tão diferentes? E por que quem não está contente com o Brasil não se muda para a Suécia?
CLAUDENBERGUE ROCHA
Bem que eu queria ir pra lá….
Igor Pires
Tenho certeza de que o fato de a educação pública universal, gratuita e de excelente qualidade existente há cerca de cem anos na Suécia é o fator determinante para que eles tenham, atualmente, uma baixíssima e decrescente taxa de criminalidade. A civilização, e seus valores humanísticos, já se incorporaram ao espírito do povo sueco há tempo suficiente para que a criminalidade tenha se reduzido à prática de uns poucos psicopatas e mentalmente desequilibrados, que sempre existirão, em toda sociedade. Daí porque medidas descriminalizantes e mitigadoras de penas complementam o (belo) quadro, diminuindo ainda mais a população carcerária. Não há que se comparar com a situação do Brasil, com taxa de analfabetismo funcional beirando a metade da população, desprovido de uma civilização estabelecida.
Jorge Mendonça
Em um Pais de Respeito existe a preocupação do governo com a Reabilitação dos pouquissimos detentos ,investimentos na profissionalização carcerária,saúde,educação dentre outras medidas que fazem o detento sentir-se parte da sociedade,optando por uma vida digna e honesta,enquanto em nosso BRASIL os nossos políticos representantes legais dos cidadãos Brasileiros preocupam-se em desviar verbas em benefício próprio,na certeza da impunidade Parlamentar esquecendo-se da população menos favorecida,que ainda sofre com falta de habitação,saúde,educação etc;etc;etc;etc
jorge goto
Pôooxa… Bem que eles não poderiam abrigar alguns brazucas?…
Yara
Suécia é socialista e Brasil tem uma política extremamente neoliberal e não igualitária.
Advogado Magnus Rossi
Sem sombra de dúvidas, os investimentos em educação, trabalho e saúde, possibilitam o crescimento social/educativo. O repeito aos direitos individuais e coletivos são características dos países escandinavos.