Startup cria tijolos resistentes a partir da reciclagem de plástico

Startup cria tijolos resistentes a partir da reciclagem de plástico
11 mar 2021

Já sabemos o quanto o plástico, em especial aqueles que são utilizados apenas uma vez e logo descartados, são prejudiciais para o meio ambiente. Agora imagine que, ao invés de jogá-los em oceanos e criar os bolsões de lixo que estamos criando, nós pudéssemos reaproveitar esse material para resolver o problema de moradia?

Com a missão de utilizar soluções inovadoras para criar materiais de construção civil acessível, bonito e sustentável, a startup Gjenge Makers conseguiu encontrar a solução de dois problemas em um produto: tijolos resistentes feitos a partir de plástico reciclado. O objetivo da empresa é promover materiais de construção de qualidade, criar oportunidades de trabalho para jovens e mulheres, fortalecer a cultura da reciclagem no Quênia e na África. O valor de venda hoje é de aproximadamente US$ 7,7 por metro quadrado.

São 10 engenheiros trabalhando em tempo integral na empresa, que já reciclou 20 toneladas de plástico e criou mais de 110 oportunidades de trabalho para coletores de materiais recicláveis, jovens e mulheres do Quênia. Conheça os diferentes modelos do produto final aqui.

A fundadora da startup, engenheira Nzambi Matee, explica que a ideia surgiu a partir de sua experiência em ciências naturais e vontade de criar alternativas para resolver a questão da moradia na África, que hoje é pouco acessível para a população. “Geralmente a empresa precisa pagar para jogar o plástico fora. Então nós resolvemos o problema dela e nossa matéria prima vem de graça”, explica a grande idealizadora do projeto.

A fábrica trabalha com três máquinas para aquecer a matéria prima, misturá-la com areia e comprimir no formato de tijolo, sua capacidade de produção é de aproximadamente 1500 tijolos por dia. Segundo Nzambi, o plástico é fibroso por natureza e, por isso, o tijolo acaba tendo uma força de compressão maior com a metade do peso de um tijolo normal, o que torna o transporte mais sustentável também.

Assista ao vídeo (em inglês) abaixo da ONU, que premiou a iniciativa em 2020.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. ROSSANA ALBUQUERQUE COELHO NETTO Diz: março 17, 2021 at 10:06 am

    Excelente iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram