Share This Article
Três ecopontos que fazem parte do Programa Ecoenel – que troca materiais recicláveis por bônus nas contas de energia – reabriram. Um deles é o da comunidade de Heliópolis.
O programa foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma prática de referência para enfrentar os desafios da implementação da Política Nacional de Resíduos. Para participar, basta apresentar a conta de energia em um dos pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Após o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de sua preferência. Lá, eles são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
A distribuidora de energia mantém também uma parceria com a empresa Triciclo, responsável pelas máquinas Retorna Machine. Trata-se de um sistema tecnológico e inovador que faz a coleta de embalagens PET e latas de alumínio e concede benefícios aos usuários. Entre eles, o bônus nas contas de energia.
As máquinas estão distribuídas em locais públicos e privados, de fácil acesso à população, como estações de metrô e supermercados nos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Itapevi e Diadema. Todo o material coletado é tratado e enviado às cooperativas e empresas recicladoras.
Foto: epsos/Creative Commons
1 Comment
Jose Roberto Dela Rocca
Por que, em nossa região Oeste, especificamente,Lapa não existem, ponto de coleta de material recicláveis, como cartelas de remédios vazias, e outros materiais que possam dar descontos em nossa contas de energia elétrica?