Os ônibus de São Paulo que emitem vapor de água em vez de CO2

Os ônibus de São Paulo que emitem vapor de água em vez de CO2
09 mar 2016

Desenvolvidos com tecnologia brasileira, os ônibus circularão no corredor São Mateus-Jabaquara, que faz ligação entre as regiões de Santo André e Diadema. Desde junho de 2015, três veículos funcionam na linha em fase de teste. E está dando super certo! 

Segundo responsáveis, a tecnologia de propulsão é totalmente livre de emissões de gases poluentes. Em vez de CO2, os novos veículos emitem vapor de água. A circulação começa diariamente às 5h20 e 5h40, na linha 287-Piraporinha, trajeto bastante popular entre os usuários.

Além de reduzir a emissão de gases do efeito estufa e estimular o transporte coletivo, esse é um importante passo para fomentar pesquisas nacionais na área de tecnologias limpas. Para fazer menção à preocupação com o meio ambiente, os ônibus foram batizados com nomes de pássaros: Ararajuba e Sabiá Laranjeira.

A aquisição é resultado de um projeto de parceria entre o Pnud (Programa da ONU para o Desenvolvimento), o Ministério de Minas e Energia, a Agência Brasileira de Cooperação e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Todos unidos por uma cidade mais sustentável! Os paulistanos agradecem… 



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Qual é a fonte de geração do hidrogênio? Se for energia elétrica produzida por termoelétricas, não há vantagens.

    • Claro que há! As termoelétricas são extremamente mais eficientes que os motores de combustão veiculares. Além disso, a maior parte da nossa matriz é hidroelétrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *