Share This Article
Moradores de continentes como África e Ásia têm dificuldades de encontrar água potável para consumo. Várias iniciativas procuram a melhor forma de promover qualidade de vida para esses países com menor custo benefício. Lembra do dispositivo de US$ 16 que purifica água potável por um ano para uma família inteira?
A novidade agora é da startup Tenkiv’s, que recentemente arrecadou US$ 50 mil, via financiamento coletivo, para aprimorar e produzir em larga escala um sistema capaz de purificar dois mil litros de água por dia com energia solar (e ainda produzir, armazenar e converter energia para outros usos).
Localizada na cidade de Sacramento, na Califórnia, o principal objetivo da companhia é democratizar o acesso à água potável e energia renovável.
O grande diferencial da invenção é que, em vez de focar na tecnologia fotovoltaica, ela usa o calor do sol para fazer tudo isso – é a chamada tecnologia térmica solar. De acordo com a empresa, o método custa aproximadamente 1/13 do que um painel solar e 1/5 do que qualquer fonte de combustível fóssil, o que torna a tecnologia viável e escalável.
“Tenkiv Solar Collectors pode distribuir de forma simples e eficiente energia térmica colhida do sol. Seja para esquentar o banho ou fazer chá, não importa. A maior parte das invenções energéticas provém de sistemas complexos e ineficientes que requerem energia para transformar a energia”, explica o site. Será essa a solução para suprir a necessidade das quatro bilhões de pessoas que sofrem com a falta de água no mundo? Assista ao vídeo abaixo para conhecer melhor a tecnologia!
4 Comments
Walldemar Sobrinho
Legal ! Invenção muito interessante que só teria como ser construída em países de Primeiro Mundo e jamais no Brasil. Parabéns aos jovens estrangeiros !
antonio alves
isso é fantastico parabens a todos estes homens de bens e de grande inteligencia
PAULO AFONSO MOURA DE FREITAS
Gostaria de ter maiores informações, e se possível, endereço das empresas que estão desenvolvendo tecnologia de energia solar e purificação de água potável.
Danielle Atendente
Artigo inteligente e bem escrito. Precisamos de mais investimentos para projetos como este! Conteúdo de excelente qualidade,