Share This Article
Sem dúvida, a intermitência de luz solar é uma das principais desvantagens da energia fotovoltaica, sendo fator que impede sua expansão em maior escala pelo mundo.
As opções de armazenamento em baterias disponíveis atualmente ainda possuem alto custo de aquisição e uma vida útil bem menor que a do painel solar.
Uma opção para resolver esse problema pode estar em um sistema de armazenamento inovador criado por uma empresa israelense, localizada em Tel Aviv.
A tecnologia, batizada de Air Battery, utiliza um sistema em que a energia excedente gerada durante o dia alimenta um mecanismo que mistura ar com a água, a qual é armazenada em um tanque subterrâneo de aço revestido com um polímero especial.
Então, durante a noite, esse ar é liberado e movimenta turbinas ligadas a geradores que produzem novamente energia. No dia seguinte, o processo começa novamente.
O sistema pode se tornar uma opção melhor do que as baterias, pois apresenta uma eficiência de armazenamento de energia de 80%, bem próximo ao das baterias, além de não se desgastar com o tempo e nem poluir o meio ambiente, como os materiais tóxicos utilizados nas baterias.
Além disso, a tecnologia pode apresentar uma rápida queda de preços com a sua popularização, afirma o presidente-executivo da empresa.
Hoje, o preço de armazenamento da Air Battery é igual ao de uma bateria comum – cerca de US$ 250 por quilowatt-hora –, mas a empresa afirma que este pode chegar a menos de US$ 200 já no próximo ano.
A tecnologia pode ser útil, especialmente, para os grandes sistemas de energia solar em empresas ou indústrias, que podem ampliar a sua economia com o sistema de armazenamento.