Share This Article
O primeiro voo do mundo em avião movido a biocombustíveis aconteceu! Realizado entre Los Angeles, nos Estados Unidos, e Melbourne, na Austrália, em uma viagem que durou 15 horas a bordo do Boeing Dreamliner 787-9, o voo foi um sucesso.
O combustível utilizado foi composto, em cerca de 10%, por Brassica Carinata, um tipo de semente de mostarda. Em teste, a substância, misturada a combustíveis tradicionais, poupou a emissão de cerca de 39,683 quilos de CO2 – 7% a menos do que o emitido em vôos comuns.
LEIA TAMBÉM:
Aquecimento global pode aumentar em até 170% a frequência de turbulências em voos de avião
De acordo com a Qantas, produtora do biocombustível, um hectare de sementes de mostarda é capaz de produzir cerca de 2 mil litros do combustível sustentável. Ou seja, a fabricação da substância vale a pena! O negócio promete ser tão promissor que a fabricante já se comprometeu a produzir oferta suficiente para que todos os voos que saem de Los Angeles sejam movidos a biocombustível até 2020 – e ainda prometeu utilizar outras matérias-primas além da semente de mostarda. Aí sim! Sustentabilidade nas alturas!
Foto: Divulgação/Qantas