Share This Article
O ambientalista Diego Saldanha, que mora na cidade de Colombo, no Paraná, segue “sendo a transformação que gostaria de ver no mundo”. Depois de construir sozinho uma ecobarreira para despoluir o rio Atuba, que passa ao lado de sua casa, ele agora encabeçou uma iniciativa para levar luz à rua da sua casa, que não tem acesso à iluminação pública.
Para resolver o problema, que prejudica a segurança na comunidade e também compromete a qualidade de vida dos moradores, Saldanha desenvolveu um poste de energia solar. A inovação não é nada mirabolante: para colocá-la em prática, ele precisou de uma placa solar, três lâmpadas LED, um cano de metal de 4 metros e a ajuda de Marcelo, seu vizinho, que é especialista em serralheria.
O poste de energia solar já está funcionando, garantindo iluminação para a casa de Saldanha e outras 10 moradias que ficam na mesma rua. E os resultados não poderiam ser mais positivos! A comunidade se sente mais segura, as crianças voltaram a ocupar o espaço público para brincar e a qualidade de vida de todos por lá melhorou.
Mas Saldanha não vai parar por aí! Agora o ambientalista busca apoiadores para poder levar o poste de energia solar para outros lugares do Brasil onde o acesso à iluminação pública também é precário. Regiões onde esse poste faria toda a diferença é que não faltam, né?