Share This Article
Países como Bolívia, Grécia, Peru e Holanda já possuem leis nacionais que proíbem bichos em apresentações circenses. Mas muitas nações ainda precisam acordar para o problema. Entre elas, o Brasil.
Enquanto esperamos por uma medida que seja válida para todo o país, Santa Catarina passa na frente e se junta ao grupo de Estados que sancionaram, por si mesmos, leis a respeito do assunto. O governo de lá acaba de aprovar a lei 17.081/2017, que proíbe o uso de animais nos espetáculos circenses – ou em qualquer outro tipo de entretenimento itinerante.
Segundo o texto da medida, os circos que descumprirem a norma serão interditados imediatamente e multados em R$ 10 mil por animal maltratado. Aí sim!
Animais que trabalham em circos apresentam inúmeros problemas de saúde – físicos e psicológicos – e, inclusive, são protagonistas de incidentes que colocam em risco a vida do próprio público (e quem pode culpar os bichinhos?). No Brasil, além de Santa Catarina, Estados como Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul possuem leis a respeito do assunto.
No entanto, ainda não temos nenhuma medida que proíba a prática em nível nacional. E aí Congresso?
2 Comments
Afonso
Santa Ignorancia , nao deixar os animais nos circos , há crianças em lugares distantes que JAMAIS irão ou iriam ver um elefante de perto. mas o que vale é a minha ideologia e que se dane a cultura dos outros
JULIO
SANTA IGNORANCIA É QUERER PRENDER UM ANIMAL PARA O BEL PRAZER DO SER HUMANO, PARA QUE UMA “CRIANÇA” POSSA VÊ-LO E CONHCECE-LO! QUEM QUISER QUE VEJA O ANIMAL EM SEU HABITAT NATURAL, QUE VÁ ATÉ ELE. HÁ MUITOS IMBECIS HUMANOS QUE EU TAMB´PEM GOSTARIA DE CONHECER MAS NÃO CONSIGO, QUE PENA! GRAÇAS À DEUS!!!