Veja o que acontece quando você troca o shampoo por solução natural para lavar o cabelo

Veja o que acontece quando você troca o shampoo por solução natural para lavar o cabelo
27 nov 2015

Há cerca de dois meses decidi abrir mão do shampoo e dar uma chance para o método, já famoso no exterior, conhecido como No Poo. O fato de eu não usar shampoo não significa que não lavo o cabelo. A técnica defende parar de usar esses produtos – que compramos no supermercado e não conseguimos nem pronunciar os ingredientes – por bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.

A primeira vez que ouvi falar sobre isso, há uns dois anos, fiquei interessada, mas tive uma certa resistência. Para conseguir largar o hábito, foram alguns bons anos de leitura.

Eu conhecia meu cabelo sem condicionador e tinha medo de como ficaria sem ambos. Minha primeira grande surpresa foi: o shampoo gera a demanda do condicionador. Isso mesmo, o primeiro dia sem shampoo consegui pentear meus cabelos sem grandes problemas.

Você deve estar se perguntando o que fazer com o bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã. Eu explico: diluo uma colher de sobremesa de bicarbonato na água, jogo no cabelo e massageio. Depois faço o mesmo com o vinagre de maça – antes que você me pergunte, não fica cheiro esquisito, não! Dependendo do tamanho do cabelo, você pode aumentar a quantidade de bicarbonato de sódio.

Mas, Jéssica, funciona mesmo? Eu digo, sem sombra de dúvidas, que sim! É claro que há um período de adaptação do cabelo (que dura de duas a quatro semanas, dependendo da quantidade de químico que suas madeixas absorvem). Eu até pensei em desistir algumas vezes. Mas depois que isso passa você se pergunta por que demorou tanto tempo para testar o método. Não volto a usar shampoo nunca mais!

É bacana também pensar que, além da economia e da redução de embalagens para higiene pessoal, acabo evitando o uso de diversas substâncias químicas que iriam ser diluídas na água durante o banho e poluir o meio ambiente. Com a minha escolha, todo mundo ganha!

Foto: Kevin Stanchfield/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Olá! Boa tarde! adorei sua postagem. Fiquei com algumas dúvidas. No caso de hidratação dos cabelos, porque meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas. Se eu passar a usar somente bicarbonato e vinagre poderia ressecar os fios? Teria alguma dica? Obrigada!!

    • Jéssica Miwa Jéssica Miwa Diz: dezembro 1, 2015 at 2:46 pm

      Oi Vanessa, tudo bem?

      Meu cabelo é oleoso e foi a melhor coisa que eu fiz, de verdade. Eu não aguentava ficar um dia sem lavá-lo e hoje é bem mais tranquilo.
      O bicarbotato faz as vezes do shampoo, lavando e tirando o óleo. Já o vinagre hidrata. Sei que é uma decisão bem difícil, que exige tempo. Mas eu me arrependi de ter enrolado tanto tempo para testar.

      PS: Lembre-se que há um período difícil de adaptação, desintoxicação dos químicos. Então leve o seu tempo e, qualquer dúvida, nos escreva 🙂

  2. Olá Jéssica!

    Fiquei curiosa e interessada no método. O problema é que meu cabelo é cacheado e um pouco seco. Você acha que o método funciona pro meu tipo de cabelo?

    Outra coisa: fiquei com dúvida em relação à quantidades de bicarbonato e vinagre…

    Obrigada!

    • Jéssica Miwa Jéssica Miwa Diz: março 17, 2016 at 10:00 am

      Oi Gisela,

      Uma amiga minha tem cabelos cacheados. Testou o médoto e adorou.
      Não sei, porém, se o cabelo dela era seco.

      A quantidade vai muito de feeling. No começo me falaram uma colher de chá para cada. Não funcionou. Como meu cabelo é oleoso, não tirava todo resíduo. Fui aumentando aos poucos e hoje já sei a medida perfeita para o meu cabelo.

      Acho que vale a pena fazer o teste!

  3. olá muito interessante mas e as quantidades quanto de água para uma colher de bicarbonato por exemplo?

    • Jéssica Miwa Jéssica Miwa Diz: março 17, 2016 at 10:02 am

      Eu coloco em um pote de plástico a quantidade de bicarbonato que descobri ser eficiente para meu cabelo (puro teste) e então complemento com água. Tem gente que dilui em uma garrafa plástica de água. Acho que ficaria muito diluído, mas nunca tentei para dizer se é bom ou não.

  4. Olá Jessica!

    Depois de colocar o bicarbonato devo enxaguar para passar o vinagre? E depois do vinagre devo enxaguar também?

    Grata

  5. colecioniteViviane Diz: abril 4, 2016 at 6:15 pm

    Oi Jéssica, eu faço exercício físico e meu cabelo fica muito suado. Será que esse método limpa bem os cabelos nesse caso?

    • Oi Viviane,

      Eu também faço exercícios físicos todos os dias e fico bastante suada. Funciona mesmo assim!
      Só lembre do período de adaptação do cabelo, que ele fica bastante oleoso. Dura de 2 a 4 semanas, dependendo da quantidade de química você costuma utilizar hoje, no dia a dia.

      Qualquer dúvida, só escrever. Se puder depois contar sua experiência para a gente, seria muito bacana.

      Beijos

  6. Eu troquei a quase 1 ano (acho xd) o shampo e amaciador mais mascara por sabonete puro de alcatrao! Meu cabelo era super oleoso em cima e seco em baixo e com pouquissima caspa, agora so volta caspa se dormir com o cabelo molhado a humido.
    Posso ficar ate uns 3 dias sem lavar o cabelo que continua bom, a n ser que passe mto as maos ;D em relacao a parte seca uso oleo de amendoas doces para ir hidratando mas oleo de argao e coco seria melhor.

    Bj 😀

  7. Olá!
    Adoro seus posts!!!!

    Eu troquei meu shampoo e condicinador recentemente tb!
    Tenho cabelo super fino e sofria com as pontas duplas e quebras decorrente dos quimicos dos shampoos e condicionadores!! Vivia gastando com cremes e mais cremes! Oleos de tudo quanto é tipo, que funcionavam de inicio e logo depois já perdiam seu poder…
    Meus cabelos estão sempre limpos, leves e com um brilho incrivel!! Quando conto não acreditam na formulinha magica!
    Na adaptação tive uma semana de cabelos mais volumosos, porem sempre macios e brilhosos… Hoje já esta domado! Rs!
    Quanto ao cheiro, relamente não fica cheiro de nada! Eu prefiro o vinagre organico ao normal…
    Quando quero ter cabelos cheirosos pingo uma gota (apenas uma) de oleo essencial organico (prefiro alecrim ou camomilapor conta do cheiro) na ultima agua do enxague (uso um vidrinho pra diluir) e fica uma delicia!!!
    Beijos a todas!

  8. De quanto em quanto tempo é preciso ficar sem lavar os cabelos? (para usar o bicarbonato e o vinagre), posso lavar os cabelos todos os dias? , caso não? , como devo proceder? ou seja , qual outro “produto” devo utilizar quando não for a hora de usar o bicarbonato? ; sabe? não quero usar de forma nenhuma o SHAMPOO (seja ele qual for!), até fiquei interessado na ideia de lavar os cabelos só com CONDICIONADOR, no entanto, eu não sei qual dele (CONDICIONADOR) é sem quimica, uma vez que quero abolir o uso de quimicas nos cabelos…pode ajudar-me? com alguma sugestão?

  9. Ah! perdão! não quiz ser mal educado! … nem me apresentei! (que gafe!)

    Olá! Samira!…tudo bem ? espero que sim!…
    Meu nome é Armando… e estou com queda de cabelo acentuada , devido a algum tipo de quimica (shampoo) … e quero usar algum metodo que não seja empregado o uso de shampoos…

    Independente de sua resposta, te desejo muitas realizações! (com certeza vc merece!)

    Fica com Deus….

  10. Olá, adorei seu post, queria te perguntar uma coisa:
    Mudei radicalmente para o uso de produtos orgânicos no mru cabelo, comprei a linha herbia Lippia Alba e queria saber se mesmo sendo natural preciso diluir o Shampoo e condicionador rm água ou posso aplicat direito na raiz? Obrigada bjao!

  11. Marcolina Diz: maio 8, 2017 at 10:55 am

    Alguém já testou em cabelos com tintura? O bicarbonato e o vinagre desbotam a cor?

  12. Eu uso 100 gramas de manteiga de Karité + 3 colheres de algum óleo. Não precisa ser de coco, pode ser de uva, cenoura ou azeite de oliva. Eu utilizava essa loção como substituto do condicionador, mas não largava o shampoo. A espuma dá a falsa sensação de limpeza. A maioria das mulheres usam o shampoo para limpar e o condicionador é um complemento para deixar o cabelo ”molinho”. Tudo indústria para fazer nós comprarmos os 2 produtos (cheio de química, por sinal).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *