7 dicas para sua ideia bombar no financiamento coletivo

7 dicas para sua ideia bombar no financiamento coletivo
12 abr 2016

Acredite: gerenciar uma campanha de financiamento coletivo pode ser muito divertido e entusiasmante. Só depende de você! Muitos idealizadores de projetos comemoram quando a campanha é publicada, divulgam para todo mundo e depois de uma semana ou dez dias desistem de continuar alimentando a sua rede com informações sobre o projeto (e o seu sonho). Eis o grande erro! Quando a gente participa de um projeto – seja compartilhando informações, colocando a mão na massa ou doando dinheiro para a causa –, queremos saber quais são os seus desdobramentos, acompanhar, nos sentir parte do processo…

Então, amigo idealizador, aqui vão algumas dicas estratégicas de comunicação para quando tomar coragem e decidir submeter aquela sua ideia bacana ao financiamento coletivo. Pode apostar: ao segui-las, sua campanha continuará na cabeça das pessoas e terá ainda mais sucesso na rede, recebendo todo o apoio financeiro que necessita para sair do papel.

1. NETWORKING
Pense em todas as pessoas que se identificam com a sua ideia. Liste-as e telefone. Sim, organize-se para telefonar, uma a uma, e contar o que você está fazendo.

2. FOLLOW
Depois de telefonar para os seus contatos mais quentes, passe um e-mail personalizado com o link da campanha, resumindo a conversa e dizendo quando o prazo para financiamento termina.

Essas ações iniciais, provavelmente, garantirão as primeiras doações em dinheiro para o seu projeto e fará com que pessoas que não te conhecem deem crédito para o seu projeto. Em seguida…

3. DIVULGAÇÃO
Você pode fazer uma página no Facebook para a campanha ou utilizar a sua própria timeline para divulgar as notícias referentes ao financiamento coletivo. Mas lembre-se: melhor do que apenas redirecionar as pessoas para o projeto é publicar histórias, teasers, vídeos e novidades sobre ele. Comemore publicamente cada etapa conquistada.

4. FEEDBACK
Se possível, marque um encontro com o pessoal – uma roda de conversa, um lanche da tarde, um piquenique… – para falar sobre o que você está planejando e contar como o projeto vai funcionar. Nesse encontro, peça para os seus amigos levarem outros amigos. É uma ótima oportunidade para a sua campanha se expandir e ganhar ainda mais força no contato pessoal.

5. SEJA INCANSÁVEL
Fale muito, sempre, todos os dias sobre o seu projeto com quem você puder. Conte para as pessoas, de maneiras criativas, como e por que elas devem participar da sua ideia. Pesquisas apontam que as pessoas precisam ouvir sobre uma ideia entre 4 e 7 vezes antes de decidir investir nela, sabia?

6. RELEMBRE
Depois de fazer tudo isso, ainda insista em uma lista de contatos com um cronograma. Alguém da sua lista se entusiasmou, mas ainda não doou? Pergunte individualmente – pelo Whatsapp, Messenger, Facebook ou e-mail… – se ela está com alguma dúvida ou dificuldade e se você pode ajudá-la.

7. DIGA OBRIGADO
Agradeça sempre: o apoio, a divulgação, a doação…

Para inspirar cada um de nós nessa jornada, segue um pequeno trecho do livro A Arte de Pedir, de Amanda Palmer:
“Pedir ajuda sentindo vergonha significa: ‘Você tem poder sobre mim’;
Pedir ajuda com condescendência significa: ‘Tenho poder sobre você’;
Pedir ajuda com gratidão significa: ‘Temos o poder de nos ajudar mutuamente’.”



Eco Rede Social
Eco Rede Social

A Eco Rede Social tem como missão estimular, disseminar, compartilhar e realizar ações transformadoras que contribuam para o desenvolvimento pessoal e da sociedade na direção da ética, desenvolvimento humano e da sustentabilidade. Uma plataforma que converge artigos, atividades de financiamento coletivo, livros, cursos, palestras, consultoria e relações internacionais, promovendo as condições necessárias para que o maior número de pessoas com os mesmos objetivos, possam realizar seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *