Categorias: Tecnologia

Robô responde dúvidas sobre reciclagem pelo Whatsapp

Para orientar e tirar dúvidas da população sobre o correto descarte e a destinação do lixo, a Nestlé criou o EcoBot. A ferramenta será melhorada e cocriada com os usuários em uma jornada constante de aprendizado de máquina. Entre as funções disponíveis estão a capacidade de responder se um item que o consumidor quer jogar fora pode ou não ser reciclado e, caso sim, como e onde ele deve ser descartado.

Além disso também é possível receber sugestões para facilitar o dia a dia da reciclagem em casa, incluindo orientações sobre como descartar o lixo e gerar impacto social, ajudando catadores e cooperativas que atuam com reaproveitamento de resíduos.

Para acessar os serviços do EcoBot basta adicionar o número (11) 99714-0849 e enviar uma mensagem inicial para começar a conversa pelo WhatsApp. Ao abrir uma plataforma de diálogo com a população, a Nestlé quer atuar na conscientização e nos esclarecimentos de como facilitar o dia a dia das pessoas com orientações simples sobre o que pode ser reaproveitado e como, incentivando hábitos mais sustentáveis. O EcoBot foi desenvolvido em parceria com o Facebook, a Take e a Triciclos.

A tecnologia é parte da iniciativa RE, lançada pela Nestlé com a proposta de repensar todas as operações da companhia, além de também envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis em todo o país. Entre as iniciativas propostas estão desde ações e projetos internos em busca de maior eficiência operacional e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, até ações de conscientização dos consumidores, em meios on e offline. Isso inclui comunicação e orientações sobre reciclagem nas embalagens, até uma página no site dedicada à educação ambiental, com conteúdo sobre sustentabilidade e o próprio EcoBot. A companhia também está realizando ações internas de conscientização e inovação aberta, envolvendo mais de 20 mil colaboradores, em todo o país.

Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Jéssica Miwa

Posts recentes

Países podem ser 100% alimentados por energia limpa, segundo IRENA

Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), é possível alcançar um setor elétrico mundial…

2 horas atrás

11 toneladas de produtos orgânicos são doados para moradores de Paraisópolis

A Enel Distribuição São Paulo está doando 11 toneladas de produtos orgânicos – verduras e…

1 dia atrás

Jornada de Agrofloresta: como plantar comida sem veneno e regenerar a Natureza

A Agrofloresta é considerada a agricultura do futuro. É uma nova forma de cultivar alimentos…

2 dias atrás

Telhados solares batem novo recorde no Brasil em 2020 mesmo com pandemia

Apesar da queda nas vendas durante os primeiros meses da pandemia, o mercado solar brasileiro…

6 dias atrás

O que a moda tem a ver com a poluição marinha?

Um aspecto da poluição marinha nem sempre tão difundido refere-se aos impactos da moda nos…

1 semana atrás

Projeto oferece oficinas de profissionalização para mulheres no Ceará

Neste mês celebramos o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, data para reconhecer a luta…

1 semana atrás