Share This Article
Quem nunca presenciou a situação? Burros, cavalos ou jumentos carregando pesadas cargas, no meio da rua, debaixo do sol, sem direito a água, sombra ou comida. Pelo menos no Rio de Janeiro, cenas como essa estão com os dias contados. O governo sancionou lei pioneira no Brasil que proíbe o uso de veículos de tração animal em todo o Estado.
O cidadão que for pego submetendo um animal a tais condições, esteja ele montado ou não no bicho, será autuado por maus-tratos e perderá a guarda do bicho. Só há exceção caso alguma prefeitura estabeleça que existe a necessidade de transporte por meio animal na cidade que administra.
Curtiu? Essa é a primeira vez que um Estado brasileiro adota a medida, após algumas cidades – como Vitória, Recife e Curitiba – terem sancionado leis semelhantes. No entanto, o Brasil ainda está longe de adotar uma proibição nacional, como aconteceu em Israel, o primeiro país do mundo a proibir carroças puxadas por animais. Quem sabe um dia chegamos lá?
Confira a Lei 7194/2016, na íntegra, no site da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
6 Comments
thiago
Como agente que trabalhar nesse ramo vamos fazer sem a carroça?
Edi Soares
Puxa vc carrinho de mão, meu filho. Por que explorar o pobre do animal indefeso???
Lara
Boa Edi. Torcemos para que essa prática deplorável seja exterminada do Brasil.
luiz
Muito bom ! Agora só o ser humano miserável que pode puxar carroça na rua. Parabéns aos envolvidos!
Rutinha
ótima idéia mesmo, tem que colocar o “humano”para puxar carroça para ele sentir o que é maus tratos!acham que o bicho não tem limitação, tratam como fosse um robô. Até máquinas tem limites!
domingos oliveira
E sobre as criança catadoras de lixo que esta na carroça faz o que?