Share This Article
Já não é mais novidade que a obesidade infantil só cresce no mundo inteiro. No Brasil, os índices chegaram a dobrar nos últimos dez anos. Com isso, o risco de desenvolver doenças do coração, diabetes e derrame é muito maior.
Estudo recente da Cleveland Clinic aponta que a mudança de dieta pode ser grande aliada para combater doenças do coração em crianças. Segundo o pediatra Michael Macklin, uma alimentação vegana, baseada em plantas, sem adição de gordura, é muito eficiente.
Michael estudou 28 crianças obesas, entre nove e dezoito anos. Metade foram submetidas à dieta indicada pela Associação Americana do Coração, que libera quantidades reguladas de carne vermelha e branca e produtos derivados de leite. A outra metade adotou a dieta vegada, sem consumo de alimentos de origem animal.
Após quatro semanas, as crianças do segundo grupo demonstraram progresso incrível em nove áreas: índice de massa corporal, pressão arterial sistólica, peso, circunferência do braço, colesterol total, colesterol de lipoproteína de baixa densidade, insulina, mieloperoxidase e alta sensibilidade da proteína C-reativa (os dois últimos são indicadores comuns para doenças do coração).
Já o outro grupo melhorou apenas quatro: circunferência do braço, circunferência da cintura, peso e mieloperoxidase.
“Se é possível ver bons resultados em apenas quatro semanas, imagine se todas as crianças com problemas no coração passarem a praticar o veganismo”, instiga Michael.
Mesmo assim, nos EUA, uma mãe perdeu a tutela do filho por optar pela dieta vegana. Mas macarrão instantâneo e salsicha estão liberados. Vai entender!
Foto: Jennifer/Creative Commons
2 Comments
Margô Eli
Dieta vegana? Desde quando veganismo é dieta, meus amores? A página traduziu errado ou o estudo é que usou a terminologia errada? Seria vegetariana estrita. Desinformação não ajuda em nada…