Retrospectiva: as 10 notícias de 2016 que mais bombaram no The Greenest Post

Retrospectiva: as 10 notícias de 2016 que mais bombaram no The Greenest Post
30 dez 2016

Final de ano é sempre um ótimo momento para fazer uma retrospectiva e pensar no que fizemos, se deu certo ou errado, e o que fazer no ano que iniciará. A proposta do nosso site é, acima de tudo, trazer um pouquinho de inspiração para nossa rotina louca, pesada e descompensada. É aquela inspiração que nos faz olhar para frente e ver que tem jeito, que podemos fazer algo que vai ajudar o mundo a mudar um pouco para melhor.

 

Abaixo, veja quais foram as dez notícias mais acessadas do The Greenest Post em 2016. Obrigada desde já pela parceria e confiança. Esperamos contar com vocês em 2017, juntos!

1) Maior aquífero do mundo fica no Brasil (e é capaz de fornecer água para todo o planeta por 250 anos)
Batizado de SAGA (Sistema Aquífero Grande Amazônia), ele foi descoberto por pesquisadores da Universidade Federal do Pará e possui 162.520 km³, que abrigam de forma subterrânea mais de 150 quatrilhões (!) de litros de água.

2) Árvores conversam entre si, detectam perigos ao redor e ajudam as plantas mais velhas a se alimentar, garante estudo
Segundo Peter Wohlleben, engenheiro florestal autor do livro recém-lançado The Hidden Life of Trees (A Vida Oculta das Árvores, em português), algumas árvores agem como pais das outras e como boas vizinhas. Outras fazem mais do que projetar sombras: elas são verdadeiras defensoras contra espécies rivais. As mais novas correm riscos na ingestão de líquidos e na queda das folhas – e então mais tarde se lembram dos erros cometidos.

3) Estudantes desenvolvem bactéria que come plástico dos oceanos e o transforma em água
Bactéria, desenvolvida pelas estudantes Miranda Wang e Jeanny Yao, come plástico e a transforma em água. Trabalhando na ideia desde os tempos do colégio, hoje elas colhem os frutos e já possuem duas patentes, uma empresa e cerca de U$ 400 mil dólares de investimento inicial. Tudo isso com vinte e poucos anos!

4) Chega de embalagens! Grande rede de supermercados brasileira passa a vender a granel
São mais de 40 tipos de produtos oferecidos sem embalagens nas gôndolas – entre grãos, sementes, cereais, chocolates, chás e frutas desidratadas – para aqueles consumidores que sentem arrepios só de pensar em plástico insulfim, bandejinhas de isopor e embalagens de papelão que servem unicamente para proteger outra embalagem (alguém explica o sentido?).

5) Alunos de escola pública confeccionam casinhas com PETs para proteger animais de rua do frio
Eles são companheiros e não abandonam seus donos por nada, o que não significa que também não estejam sofrendo com o frio. Na cidade de Ilha Comprida, em São Paulo, os alunos do grêmio estudantil da Escola Estadual Professora Judith Sant’Ana Diegues se uniram para oferecer um pouco mais de dignidade aos animais de estimação dos moradores em situação de rua.

6) Portugal inaugura 1º supermercado sem embalagens e que só vende orgânicos
A ideia é evitar o desperdício de comida, uma vez que os clientes podem escolher a quantidade exata que vão comprar, e ainda reduzir a produção de lixo. Das bandejinhas de isopor às caixinhas das pastas de dente, já parou para pensar no tanto de embalagens desnecessárias que jogamos fora todos os dias?

7) A primeira capital do mundo a proibir TOTALMENTE o uso de carros nas ruas
Não tem choro, nem vela! A prefeitura de Oslo, na Noruega, já anunciou e não pretende voltar atrás: a cidade proibirá a circulação de automóveis em todas as suas ruas. A medida começará a valer em 2019, mas já preocupa os proprietários de carros que moram na capital.

8) ‘Delivery Reverso’ busca alimentos para doação na sua casa e entrega a quem tem fome
Em parceria com a agência Grey, a ONG Banco de Alimentos criou a iniciativa Delivery Reverso, ação bem legal que visa arrecadar alimentos para as pessoas que têm fome. A pizzaria Veridiana, em São Paulo, foi a primeira a aderir à iniciativa. De acordo com Luciana Quintão, fundadora e presidente da Banco de Alimentos, o objetivo da ação é criar uma rede de solidariedade.

9) Refugiado do Congo inaugura no Brasil restaurante vegano com pratos típicos do seu país
O congolês Picthou Luambo chegou ao Brasil seis anos atrás fugindo dos conflitos armados que há mais de 20 anos assolam seu país natal. Picthou é formado em Direito, mas não pode exercer sua profissão no Brasil por questões burocráticas.

10) 9 dicas para plantar tomatinhos orgânicos em casa (ou no apartamento) o ano todo
A sensação de acordar e achar mais alguns tomatinhos vermelhos toda manhã no seu próprio lar é de liberdade (e fome!). Já fico pensando em todas as receitas que posso fazer com eles. E o melhor: os tomatinhos são fáceis de plantar em casa ou no apartamento.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram