Share This Article
Não há nada que corte mais o coração que ver alguém, na rua, passando fome. E se você pudesse escolher comer em um restaurante e deixar pago uma refeição para pessoas em situação de rua? É isso que um novo estabelecimento, inaugurado em Dezembro do ano passado, está fazendo na cidade de Madrid, Espanha.
A ideia é servir café da manhã e almoço para consumidores que têm condições de pagar seus alimentos e deixar a possibilidade de contribuir com a janta de uma pessoa que não tem a mesma sorte. No final do dia, a refeição – que inclui taças até de cristais – é servido a aproximadamente 100 pessoas. Nenhuma delas precisa pagar a conta.
Ángel García Rodríguez, o fundador de 80 anos, acredita que todos devem receber o mesmo alimento e dignidade para a refeição. Batizado de Robin Hood, o restaurante é parte de uma ONG chamada Mensageiros da Paz, fundada por Angel há 54 anos. A organização tem trabalhado para minimizar a recessão de empregos da Espanha – hoje a taxa de desemprego está em 20%.
Iniciativas como esta estão ganhando cada vez mais adeptos. Na Itália, restaurantes que doam comida aos sem-teto terão redução de imposto. Na Índia, uma geladeira pública é colocada na rua para que consumidores compartilhem restos ou refeições completas. Em Nova York, é possível deixar pago um pedaço de pizza para uma pessoa que não tem condições.
1 Comment
Luís Correia do Piauí
Muito bom, nota 10