Share This Article
Com o aumento exponencial de inovações e novidades do setor tecnológico, a quantidade de materiais eletrônicos inutilizados cresce a cada ano. Relatório de 2016, divulgado pela União Internacional de Telecomunicações das Nações Unidas, aponta que cerca de 45 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartadas no mundo anualmente, incluindo computadores, smartphones, carregadores, cabos e objetos do gênero. Isso porque o número (que já é grande!) não leva em conta as peças que são jogadas em lixo comum e têm como destino os aterros sanitários.
O dado que mais assusta, porém, é outro: apenas 20% desse lixo, aproximadamente 9 milhões de toneladas, é reciclado no mundo. As exceções são Suíça, Suécia e Noruega, com taxas de reciclagem de 70%.
Achou ruim? Fica pior: a pesquisa aponta que, em 2007, apenas 20% da população mundial estava online. Hoje, o número é de quase 50%. Ou, seja, ao que é indicado, a quantidade de lixo eletrônico deve crescer cerca de 4% ao ano, o que exige providências.
Os dados são preocupantes, mas o relatório aponta para uma luz no fim do túnel. Segundo a ONU, atualmente, dois terços de toda a população mundial vive em países com regras que incentivam o descarte correto e reciclagem de eletrônicos. Pelo menos isso, né?
Foto: Divulgação/Nokia
1 Comment
Andréa
Olá, meu nome é Andréa. Como faço p descartar corretamente o resíduo eletrônico?
Moro em Corumbá MS aqui não existe uma cooperativa/empresa que colete esse tipo de resíduo.
Obrigada