Rede global busca brasileiros preocupados com o futuro da água

Rede global busca brasileiros preocupados com o futuro da água
06 jul 2015

Texto originalmente publicado em Web Rádio Água

A preocupação com o futuro da água no planeta – seja em quantidade ou qualidade – é o que move a Water Youth Network, uma rede criada em 2012 com objetivo de articular o protagonismo da juventude nesta causa tão importante.

Atualmente são cerca de 60 voluntários espalhados pelo mundo, em sua maioria europeus. Tatiana Silva é a única representante brasileira da rede. Entrou para o grupo durante o período em que fez Mestrado em Gerenciamento de Recursos Hídricos na Holanda pelo IHE (Instituto de Educação para as Águas), da Unesco.

“Juntos tentamos pensar como podemos contribuir para realmente ter uma segurança em termos de quantidade e de qualidade de água para todo o mundo; como que os governos devem agir para garantir que realmente todos tenham acesso à água em boa qualidade e ao saneamento; qual é o papel do jovem nesse processo todo”, explica.

Na última edição do Fórum Mundial da Água, realizada este ano na Coreia do Sul, uma agenda oficial foi criada exclusivamente para a juventude e mobilizou cerca de 250 pessoas. Alguns deles foram ouvintes de reuniões exclusivas – como as de chefes de Estado – e ficaram responsáveis por repassar ao grupo os principais pontos abordados nas discussões.

A rede está passando por um processo de reestruturação e entre as ações prioritárias está a formação de um comitê específico para buscar a expansão de seus integrantes no Brasil e envolvê-los nas discussões, visto que o país será sede da próxima edição do Fórum Mundial da Água em 2018.

Os interessados em participar do grupo, podem enviar e-mail para t.silva@wateryouthnetwork.org. Tem interesse no tema? Então, não perca essa oportunidade!

Foto: Sam Hawley/Creative Commons



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *