Share This Article
A Ecovila Clareando e o Sítio Pau D’Água, ambas localizadas na cidade de Piracaia, a apenas 90 Km da capital paulista, realizam uma vivência de bioconstrução no final de semana de 29 e 30 de julho. A bioconstrução se baseia no princípio de que é possível construir sua própria casa com um impacto ambiental muito baixo, muitas vezes utilizando técnicas ancestrais.
Durante a oficina, os participantes vão aprender duas técnicas com barro: o pau a pique e o cob. É uma experiência real: os alunos vão ajudar a construir as paredes de uma casa que está sendo erguida no sítio, a partir de diferentes técnicas. Não é necessário ter experiência em nenhuma prática para participar. “Faz parte da sustentabilidade que as pessoas aprendam a construir suas próprias casas”, afirma o proprietário do Sítio Pau D’Água, Edilson Cazeloto, que vai ministrar a oficina.
Segundo ele, já na chegada, para dar início à imersão, os alunos vão fazer um passeio pelo local para conhecer as casas construídas na ecovila a partir das diferentes técnicas de bioconstrução.
Entre elas, o pau a pique (também conhecido como taipa de mão ou taipa de sopapo), que consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas e horizontais, geralmente bambus, que são preenchidas com barro amassado misturado com palha seca. Há também o cob, que gera paredes quase tão resistentes quanto o concreto, que costumam ser feitas somente de barro argiloso adicionado de um pouco de palha e água.
A parte mais gostosa é quando os participantes, juntos, amassam o barro para fazer a massa. Embora use técnicas antigas, a bioconstrução é apontada por especialistas em sustentabilidade como a “arquitetura do futuro“. Além da não agressão ao meio ambiente, uma das grandes vantagens das duas técnicas que serão ensinadas é o conforto térmico. Nos dias de calor, o interior fica sempre fresco. E nos dias frios, fica quentinho, evitando o uso de ar condicionado ou aquecedores.
O valor da oficina, que inclui hospedagem em alojamento coletivo e alimentação e começa às 9h de sábado e termina às 15h de domingo, é de R$ 290. As inscrições podem ser feitas pelo email: cursos@kaminaricomunicacao.com
3 Comments
Efigenia
Os entreguistas estão no poder ai tudo é possível!!!!
Leona
Olá, me interesso muito em Bio construções porém no meu município não temos essa ajuda e nem esses recurso, gostaria muito de construir minha casa nesse sistema, pois agora vou morar em uma pequena Chácara e quero fazer minha casa sustentável… mas não tenho ideia por onde começar.
Quero ajuda 🙁
Lorena Villiger Lupo
Olá! Estou me encantando com a bioconstrução e achei esta vivencia incrivel! Farão algo parecido novamente?