Conheça a fazenda orgânica que fica no fundo do mar

Conheça a fazenda orgânica que fica no fundo do mar
07 out 2015

O cultivo agrícola não é fácil! É preciso condições favoráveis, adubo, iluminação, temperatura, ph e umidade ideais para que a plantação dê certo. Para facilitar a vida do agricultor surgiram, ao longo do tempo, diversas invenções que melhoram o desempenho das hortas – mas, nem sempre, elas fazem bem para a saúde, como é o caso dos agrotóxicos.

Luca, seu pai, Sergio, e uma equipe bem intencionada fizeram um protótipo de fazenda orgânica marítima, chamada de Nemo’s Garden (ou Horta do Nemo, em tradução livre). Parecida com uma estufae com a casa da Sandy do Bob Esponja –, a tecnologia mantém o cultivo sempre muito bem hidratado.

Localizada na Riviera Italiana, a engenhoca promete ser a solução perfeita para plantações em pequena escala, usando apenas agricultura orgânica e energia limpa. Para monitoramento mais efetivo, foram instalados equipamentos que permitem observação remota.

Com pouco oxigênio no fundo do mar – não tão fundo, porque a plantação necessita de luz –, as plantas crescem rápido sem muitos esforços. Segundo os criadores, é possível cultivar morangos, feijão, alface e manjericão em águas mediterrâneas – livre de pestes, ervas daninhas e mudanças de tempo bruscas.

“Eu acredito que no futuro o sistema será economicamente sustentável e que países com condições climáticas  difíceis para cultivo conseguirão se beneficiar”, conta Luca Gamberini para o Washington Post.

Recentemente a equipe lançou a ideia para financiamento coletivo e conseguiu recursos para melhorar a tecnologia e o conhecimento sobre a técnica de cultivo em águas profundas. Assista ao vídeo da campanha, abaixo!



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *