Share This Article
Ser um pai sustentável é aproveitar o que o mundo te oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações, seus FILHOS. E que tal pensar em criar as crianças de uma maneira mais verde? Afinal, o exemplo é tudo para os filhos, não é mesmo?
Para encorajar os papais a assumirem gestos simples em favor do meio ambiente e da família, elaboramos algumas dicas de como conectar pais e filhos em atividades lúdicas e sustentáveis.
1. TROCA-TROCA DE ROUPAS
Que tal juntar a família e os amigos que têm filhos e trocar as roupas das crianças? Além de reduzir o consumo e ensinar as crianças que podemos e devemos reutilizar, isso ajuda a reduzir a pegada de carbono da família, uma vez que as roupas geram impacto durante sua produção. Sem contar que é muito divertido!
2. TROCA-TROCA DE OBJETOS
Você pode fazer a mesma reunião de pessoas para trocar berços, carrinhos, trocadores, brinquedos, entre outros objetos. Ou então comprar de segunda mão. Essa é uma forma de aumentar a vida útil dos objetos, evitar que matéria-prima seja tirada da natureza para fabricar novos e ensinar às crianças sobre consumo consciente.
3. ALIMENTE-SE COM O NATURAL
Se o seu filho já come alimentos, procure nutri-lo com produtos orgânicos e naturais da estação. Além de fazer bem para a saúde do seu pimpolho, alimentos naturais economizam energia, incentivam a produção agrícola familiar e local e têm menor impacto no meio ambiente.
4. PRODUZA ALIMENTOS EM CASA
Se tiver espaço na sua casa ou uma boa varanda no seu apartamento, experimente fazer uma horta e plantar algumas verduras, ervas e legumes. Essa prática, além de conectar as crianças com a natureza, desenvolve nelas o respeito e amor pelo alimento e, ainda, torna-se uma atividade lúdica e divertida para a família.
5. SEJA O EXEMPLO
Um dos melhores aprendizados que um pai pode deixar aos filhos é a cidadania. Converse com seus filhos desde cedo sobre a importância de um estilo de vida de baixo carbono e explique a eles cada atitude sustentável que adota. Eles vão crescer, seguir seu exemplo e ainda passar a mensagem para os seus próprios filhos. Invista na educação sustentável das crianças. Seja, você, o exemplo pelo bem e o futuro das próximas gerações!
Foto: Claus Rebler/Creative Commons