Share This Article
Não, não é piração! Na Itália, consumidores que estão com a conta de água atrasada podem quitar sua dívida por meio de trabalhos voluntários – como cuidar de jardins públicos e fazer companhia a idosos que vivem em asilos públicos por algumas horas.
A iniciativa é da companhia Padania Acque Gestone, que é responsável pelo fornecimento de água na província de Cremona. Por lá, a crise econômica está causando um rombo no orçamento dos cidadãos e o número de inadimplentes não para de crescer.
Para evitar o corte no abastecimento de um bem tão precioso para os consumidores, a água (que aliás é direito universal de todos), a empresa decidiu aceitar pagamentos em outra moeda: trabalho voluntário.
“É tempo de coesão social, não de exclusão”, disse Alessandro Lanfranchi, presidente da Padania Acque Gestone, à BBC.
No entanto, nem todos poderão se beneficiar da iniciativa, batizada de Banco d’Água. Para evitar aproveitadores, agentes sociais estão fazendo o cadastramento das famílias interessadas e um Comitê de Ética decidirá quem, realmente, é merecedor do benefício.
Curtiu a iniciativa? Não é a primeira vez que ela acontece. Em 2009, também em Cremona, usou-se o método para o pagamento de inadimplências nas contas de gás e energia. Era inverno e os moradores corriam o risco de morrer de frio, se tivessem seus abastecimentos cortados.
Foto: USAG- Humphreys/Creative CommonsF