Share This Article
Mesmo com toda a popularidade dos sistemas de energia solar no Brasil, a tecnologia ainda é um assunto envolto em mistérios para grande parte dos consumidores.
Uma das principais dúvidas de quem se interessa pelos geradores fotovoltaicos é justamente a sua durabilidade. Afinal, quanto tempo dura um sistema de energia solar?
Para responder a essa questão, precisamos analisar a vida útil dos dois principais equipamentos de um sistema: o painel solar e o inversor solar.
O painel fotovoltaico (conjunto das placas solares) certamente é o mais famoso deles e o que merece maior destaque nesse assunto.
Embora contem com durabilidade física e elétrica praticamente indeterminadas, os painéis possuem um prazo de validade devido à perda gradual de eficiência das suas células solares.
Mas essa perda é mínima, cerca de 0,5% ao ano, o que permite aproveitar a geração elétrica do painel por um longo período.
A vida útil de geração elétrica de um painel solar é de pelo menos 25 anos, prazo garantido pelas melhores fabricantes do mercado.
Ao final desse período, uma placa ainda pode estar gerando 80% da sua potência original, o que lhe garante ainda bons anos de uso pela frente.
Na Alemanha, por exemplo, algumas instalações da década de 1990 ainda se encontram em plena operação.
Por sua vez, um inversor fotovoltaico apresenta envelhecimento mais rápido dos seus componentes e, assim, uma vida útil menor do que a das placas fotovoltaicas.
Normalmente, a garantia de fábrica para esses equipamentos é de 10 anos, mas a sua durabilidade pode chegar a 15 anos.
Ao final desse período, é possível realizar a troca do inversor para continuar aproveitando a energia e economia do seu painel solar.
Atualmente, mais de 605 mil estabelecimentos no país já economizam com a tecnologia, incluindo indústrias, agronegócios, grandes e pequenas empresas, comércios e, especialmente, casas.