Share This Article
Na Argentina, ideia apresentada recentemente pelos pesquisadores do Instituto de Tecnologia Agropecuária (Inta) está dando o que falar. Eles querem transformar o metano que as vacas emitem por meio de puns em biocombustível para carros.
A ideia é boa, já que os animais ruminantes são os maiores responsáveis pelas emissões de metano do setor agrícola, contribuindo para o aquecimento global. O problema é como os argentinos querem captar esse gás.
Os pesquisadores do Inta desenvolveram uma espécie de mochila para colocar nas costas desses animais. A mala vem acoplada com um tubo de dois milímetros que é enfiado na barriga do bicho e coleta todo o metano que ele produz direto do seu tubo digestivo – ou seja, evita que as vacas soltem puns.
Os defensores dos animais, claro, detestaram a ideia. Eles afirmam que a técnica submete as vacas a uma situação nada agradável – realmente, eu não gostaria de ter uma mochila nas costas e um tubo enfiado na barriga full time. E você? Mas o veterinário e coordenador da iniciativa, Guillermo Berra, garante que a engenhoca não causa desconforto nenhum ao bicho, já que é implantada com anestesia.
Segundo ele, todas as vacas que serviram como cobaias para a ideia continuaram a apresentar comportamento normal: comer, procriar, se movimentar… Ok, a vida não para. Mas alguém perguntou se elas estão curtindo o acessório? Eu duvido!
Foto: Divulgação/Inta