Share This Article
Já ouviu falar no projeto Lava Mae? Criado em São Francisco, nos EUA, ele está transformando ônibus públicos que estão ociosos em banheiros sobre rodas para resgatar a dignidade de moradores em situação de rua.
“A gente acredita que todo mundo tem o direito de estar limpo”, dizem Doniece Sandoval, Leah Filler e Michael McMorrow, idealizadores do projeto.
A ideia surgiu em 2014, com o objetivo de mudar a vida de quem mora na rua, e segue inspirando iniciativas parecidas em outros países. Os fundadores acreditam que, ao ter a chance de tomar um banho e se limpar, essas pessoas têm mais chances de arrumar um emprego e, consequentemente, sair das ruas. Afinal, quem quer contratar alguém sujo? Faz sentido, não?
Os ônibus do Lava Mae contam com todos os itens para higiene pessoal (como sabonete, shampoo e cotonete) e mais: são adaptados para cadeirantes. Curtiu a ideia? Quem quiser contribuir com o projeto pode fazer doações pela internet. É possível, até mesmo, ajudar como voluntário, mas para isso é preciso morar na cidade.
Um banho pode representar muito mais do que um simples ritual de limpeza!